De olho no mercado corporativo, a Airbnb anunciou hoje (20/7) um serviço voltado para empresas, tornando mais fácil para profissionais ao redor do mundo reservar hospedagem, prestar contas e manter o controle de despesas corporativas. De acordo com relatórios, mais de 250 empresas já aderiram ao serviço.
A Airbnb de fato quer crescer no mercado corporativo. No ano passado, a empresa lançou um sistema prévio batizado de Business Travel, mas, de lá para cá, os clientes corporativos pediram uma forma mais robusta para gerenciar as despesas e ver onde os funcionários estão hospedados. “Historicamente, tem sido um processo manual”, disse à Bloomberg Mike Lewis, gerente de produto para viagens a negócios da Airbnb.
Em 2014, usuários corporativos do Airbnb cresceram oito vezes. Google, Salesforce.com, SoundCloud e Vox Mídia estão entre os que já optam pelo serviço.
Pode parecer difícil imaginar os executivos de Wall Street hospedados no apartamento de estranhos quando viagem a trabalho. Mas, por enquanto, o Airbnb pensa que pode ganhar uma posição nesse mercado com viagens de negócios com estadias prolongadas, ou com reuniões fora do local de trabalho nas quais a equipe quer ficar em um mesmo lugar.
De acordo com a Airbnb, cerca de 10% das casas foram alugadas para negócios no ano passado. Ainda assim, a empresa vê uma grande oportunidade. E, você, usaria o Airbnb em viagens a trabalho? Já usou? Conte sua experiência nos comentários abaixo.