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Agronegócio e manufatura lideram planos de IoT no Brasil

Projetos de implementação de Internet das Coisas tiveram relativo avanço entre os anos de 2018 e 2021, segundo estudo IoT Snapshot 2022, conduzido pela Logicalis. Em dois anos, as iniciativas em fase de prova de conceito (PoCs) ou já em produção cresceram 25 pontos percentuais no Brasil, com 57% das empresas já em processo de implementação da IoT. Na América Hispânica, esse crescimento foi inferior, com 15 pontos percentuais.

No Brasil, os setores do agronegócio (50%) e manufatura (49%) são aqueles que mais concentram planos concretos de investimento. Na América Hispânica o segmento de Utilities se destaca, com 56% das empresas almejando implementar a tecnologia de IoT em seus negócios, seguido pela área de serviços (40%).

Entre os benefícios da tecnologia destacados pelos entrevistados estão: eficiência operacional, apontada por 68% dos executivos brasileiros como o principal benefício, seguido por produtividade/agilidade e suporte à tomada de decisão com 58% e 46%, respectivamente.

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Entretanto, apesar do crescimento nos projetos envolvendo IoT, a percepção da importância dessa tecnologia foi impactada, no curto prazo, pela pandemia.

Desde 2016, o Brasil vinha em uma curva contínua de crescimento e, em 2021, os dados revelam uma redução de 9% (de 42% para 33%) entre aqueles que classificaram a importância das soluções de IoT como “Muito Alta” ou “Alta”, quando comparado com a percepção relatada em 2019, última edição do estudo.

Quanto aos desafios da adoção de IoT no país, 44% dos respondentes brasileiros afirmaram que a viabilidade financeira é o principal inibidor para a adoção dessa tecnologia. Já nos demais países, o orçamento é o maior impeditivo para 45% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a cultura organizacional, que foi apontada por 33% dos executivos brasileiros e por 37% dos países hispânicos como principal barreira para as iniciativas de internet das coisas.

Para Yassuki Takano, diretor de Consulting Services na Logicalis, esses dados demonstram que, de maneira generalizada, apesar de ainda existir uma longa jornada de conhecimento a ser trilhada dentro das organizações, elas já estão se mobilizando para mudar esse cenário.

“Ao longo do desenvolvimento desta edição, fomos consolidando uma visão de que a tecnologia tem o potencial para transformar e resolver problemas e desafios dos mais diversos setores do mercado. Passamos pela fase de provar que IoT funciona e estamos agora no momento de mostrar os resultados reais da tecnologia”, afirma Takano.

Para ele, há perspectivas positivas com a amplificação e a aceleração da digitalização. “Se as tendências de investimento e captura de benefícios com as soluções se mantiverem, será questão de tempo para que vejamos dados ainda mais impactantes nas próximas edições do IoT Snapshot”, conclui.

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