A AES Brasil, uma das maiores companhias de geração de energia do País, implementou uma nova solução fiscal em busca de avançar sua digitalização. O projeto, iniciado em junho de 2019, demandou investimentos de R$ 2,5 milhões e foi implementado pela Solutio, TaxTech especializada em produtos e soluções fiscais para o mercado SAP
O projeto foi pensado para atender com mais eficiência as exigências do fisco brasileiro, considerando as diferenças regionais existentes entre as 56 sucursais da AES Brasil espalhadas por todo Brasil. Desde sua implementação, a solução já promoveu uma redução de 30% em custos operacionais, além de aumentar a governança fiscal da companhia.
Sem a necessidade ou dependência de integração, a solução reduz o tempo gasto em conferências e a possibilidade de erros de interface. Desenvolvida para SAP ECC e SAP S/4HANA, permite ainda visualizar resultados em tempo real e navegar pelos documentos de origem.
“Fizemos uma revisão de todos os processos fiscais da AES Brasil. Identificamos e tratamos mais de 60 gaps. Foi uma jornada muito proveitosa por podermos trazer mais governança para empresa e mais produtividade para os usuários do CSC”, explica Estéfano Almeida, Diretor de Delivery da Solutio.
O sistema implementado foi projetado para atender todas as necessidades e demandas impostas pelo fisco ao contribuinte brasileiro, garantindo a correta entrada e saída de documentos, apuração de impostos e ampla abrangência a todas as obrigações acessórias nas esferas federal, estadual e municipal.
Operando como Centro de Serviços Compartilhado (CSC), a AES Brasil possui unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Para chegar a uma solução que atendesse a essa complexidade, a Solutio contou com a participação de mais de 10 profissionais no decorrer do projeto.
“Manter a eficiência em meio a tantas diferenças regionais é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Precisávamos de uma solução completa que desse conta dessa diversidade e a tecnologia da Solutio tem sido um divisor de águas nesse sentido. Desde a implementação, o ganho de produtividade tem sido cada vez mais expressivo”, explica Dario Henrique de Oliveira, Sponsor do Projeto e Gestor do CSC da AES Brasil.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…