Categories: Notícias

Adoção de apps está chegando à maturidade

O mercado de apps móveis está amadurecendo à medida que os usuários declaram-se satisfeitos com as taxas atuais de engajamento, segundo pesquisa do Gartner. Como os usuários integram aplicativos mais profundamente em suas vidas, os provedores de app terão de ficar um passo à frente e focar seu desenvolvimento, marketing e marca de forma mais intensa em direção a estratégias de retenção.

Na visão Brian Blau, diretor de pesquisas do Gartner, depois de oito anos de busca e download de aplicativos para smartphones, os usuários estão amadurecendo em seus comportamentos de uso. No entanto, diz, esse padrão pode mudar no futuro uma vez que usuários integram aplicativos mais profundamente em suas vidas.

O instituto de pesquisas alerta que, agora, o interesse do usuário em aplicativos diminuiu, mas cresce o interesse por aplicativos que integram uso de tecnologia pessoal e interação com as marcas enquanto on-line. Embora o uso permaneça elevado, os usuários podem não querer ou precisar de apps no futuro.

Essa possibilidade é motivo de preocupação para os provedores de aplicativos, porque se os usuários se tornam complacentes, as empresas de aplicativos poderão sofrer de falta de engajamento ou desaceleração do crescimento.

Para quantificar como os usuários se sentem sobre o uso de apps, o Gartner realizou uma pesquisa com mais de 2 mil consumidores norte-americanos e alemães, em 2014. Ambos os países são considerados mercados maduros e, portanto, podem ser feitas comparações com outros mercados que são mais ou menos maduros em termos de adoção de aplicativos móveis.

A pesquisa olhou para comportamentos de aplicativos atuais e como os consumidores pretendem usar apps no futuro, bem como lançar luz sobre como os consumidores percebem a utilização de app individuais por categoria, e quanto eles pretendem usar aplicativos daqui para frente.

Os entrevistados foram questionados quais os aplicativos que eles tinham usado em seu smartphone nos últimos três meses e com que frequência. Embora seja claro que o uso de apps é alto em todas as categorias, algumas, como redes sociais e vídeo, têm uso semanal geral muito alto. Mesmo para uma categoria de apps menos usados, por exemplo de fitness, existe uma elevada utilização dentro desse grupo.

De acordo com a pesquisa, os usuários de smartphones estão contentes com o seu atual de apps. Embora essa seja uma boa notícia para o engajamento de apps em geral, gerentes de produto de apps serão desafiados a criar e a rentabilizar novas oportunidades porque muitos usuários podem vão mudar seus padrões de consumo de apps.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago