Negócios

Academia MCIO e Cisco abrem curso de capacitação para mulheres

Grupo que reúne mais de 150 mulheres CIOs, o MCIO abriu nesta segunda-feira (08), em parceria com a Cisco, inscrições para o curso IT Essentials. O curso profissionalizante é voltado para o público feminino no início de carreira.

A iniciativa é parte da Academia MCIO, com certificado pela Cisco, e permite que as profissionais formadas atuem como service desk. O curso é focado em mulheres que completam 18 anos até o dia 31 de maio.

Além da certificação, todas as alunas certificadas poderão participar de uma entrevista de emprego com empresas parceiras da iniciativa, incluindo Stefanini, Tivit e BRQ. Participantes que conseguirem uma vaga de emprego terão uma mentoria feita pela Academia MCIO.

O primeiro passo para participar da iniciativa é realizar a inscrição no Conecte-se, curso de treinamento online disponível na Networking Academy da Cisco, através deste link. O curso preparatório é pré-requisito para interessadas e será utilizado para a seleção das 30 melhores participantes, que avançam para o treinamento IT Essentials.

Leia também: Especial: executivas brasileiras conquistam a liderança na América Latina

As inscrições para o Conecte-se já estão abertas. O curso será concluído em 28 de março e a publicação da lista das alunas classificadas acontece no dia 31. As selecionadas para o IT Essentials passarão pelo treinamento entre abril e maio e, a partir de junho, terão entrevistas com os parceiros da iniciativa.

“Só você levando capacitação e educação para a população que a gente vai conseguir elevar o Brasil para um próximo passo, um próximo nível”, pontuou Andrea Fodor, diretora de enterprise da Cisco. “A gente tem muito orgulho de estar unindo esses dois temas, mulheres e educação. A gente acredita muito nisso, na entrada de mais mulheres no mercado de tecnologia e em um futuro mais digital e inclusivo.”

Além do lançamento do novo curso, a MCIO promoveu, também na tarde desta segunda, um debate entre executivas de tecnologia de diferentes setores da indústria brasileira que avaliaram o avanço da presença feminina em carreiras de TI no país.

Em sua fala, Simone Okudi, CIO da Stanley Black-Decker, afirmou que vê um avanço e reforçou a importância de se fomentar a diversidade de gênero também como uma estratégia de negócio. Para ela, empresas mais diversas têm um potencial maior de enxergar novas oportunidades por conta da pluralidade de pontos de vista.

“Não é novidade para ninguém a gente dizer que empresas que conseguem equilibrar isso são também mais lucrativas”, disse.

Leia mais: Huawei anuncia programa global de capacitação para mulheres

Renata Zepelini, CIO da PepsiCo, por sua vez, destacou que a indústria ainda lida com um viés de comportamento que reforça a ideia falsa de que homens seriam mais capazes do que mulheres em carreiras como tecnologia e engenharia.

Segundo ela, sua existência ainda é um desafio para novas gerações, que devem debatê-lo e desconstruí-lo para evitar que continue atrapalhando o progresso da carreira de jovens mulheres.

“Esse viés está também na cabeça das mulheres, esse é um grande desafio. Mulheres associam homens à carreira de exatas tanto quanto os homens, sem perceber que essa é uma grande desvantagem competitiva para nós”, explicou. “A todo momento a gente tem que provar que é capaz, olhar para esse viés e suplantá-lo.”

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago