Notícias

A verdadeira liderança

Antigamente o líder era um cara que impunha as ordens. Nem se chamava líder, se chamava chefe ou, no pejorativo, “chefinho”. O cara dava as ordens e todo mundo tinha que obedecer. Pelo menos quem tivesse juízo. E ai dos outros! Era o chefe, que exercia a liderança puxando para um lado, para conseguir benefícios próprios ou para a empresa, normalmente não muito declarados, e a massa de trabalhadores puxando para o outro lado, fazendo corpo mole, enrolando e exigindo seus direitos.

Hoje em dia os líderes trabalham juntos. Ele chega mais cedo e fica até mais tarde que os outros, ele ouve as dificuldades e incertezas dos seus liderados, apoia e orienta, ouve seus sonhos e ajuda o liderado a ir atrás. Estão indo todos para a mesma direção, juntos, lado a lado, sabendo exatamente qual é essa direção e, juntos, colhendo os louros do seu sucesso. O verdadeiro líder valoriza o trabalho dos outros e divide com todos as suas conquistas e os seus méritos. Conduz seus liderados para serem líderes melhores e mais bem sucedidos que ele mesmo, pois enxerga que, a longo prazo, isso não só o encherá de orgulho, mas o fará colher mais e melhores frutos.

Um dos meus maiores exemplos de liderança é a Professora Dora Santos, carinhosamente chamada de Dorinha, diretora da mais bem sucedida escola do DeROSE Method do mundo. Você precisa conhecê-la. Quando você pensa em uma pessoa que dirige nossa maior escola, pensa em uma pessoa séria, ranzinza, dando ordens e falando alto. Pois bem: A Dorinha é aquela tia que todos queremos ter, sabe? Sempre bem arrumadinha, com o cabelo e as roupas impecáveis, fala baixo, com um sorriso eterno no rosto, preocupada com todo mundo e dando exemplo para todos nós.

A liderança dela não foi imposta por ninguém. Foi conquistada pela excelência do seu trabalho. Pelos resultados duradouros dos seus anos de dedicação e amor. Dorinha é, para muitos de nós, modelo de líder e fonte de inspiração. Afinal, a verdadeira liderança é aquela conquistada e não aquela que foi imposta por alguém.

*Por Fernanda Neis,  diretora da escola DeROSE Method Tribeca, em New York, e consultora em mindfulness
e meditação

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago