Notícias

A revolução da comunicação omnicanal e o impacto na transformação digital

A omnicanalidade na comunicação tem papel fundamental na transformação digital das empresas. Além dos canais já bem conhecidos, como e-mail e voz, a inclusão dos “Chat Apps” (WhatsApp e notificações tipo push) dentro do próprio aplicativo do cliente permite que as companhias melhorem seu atendimento por estarem disponíveis em diversos canais, logo com um portfólio de atendimento mais amplo.

A parte mais importante é o gerenciamento e a automatização desses canais, já que é o cliente final quem decidirá a melhor forma para se comunicar com a empresa. Um atendimento iniciado por WhatsApp, por exemplo, pode terminar por e-mail sem perder informações repassadas pelo consumidor. O gerenciamento desses canais pode ser comparado com uma orquestra, onde todos os canais podem ter sua participação, mas precisa acontecer de uma forma fluída e natural para o cliente.

Todas as empresas que utilizam vários canais de comunicação acabam enfrentando problemas como gargalos, informações e atendimentos perdidos, além do mais importante: insatisfação do cliente. Com a adoção de uma plataforma omnichannel, além da agilidade e automatização desses processos de atendimento, as organizações conseguirão entregar novas experiências ao cliente, tornando-o parte dessa transformação digital. Lembrando que, para uma empresa se transformar digitalmente, ela precisa ter todos os elementos envolvidos e alinhados nesse processo.

Por isso, não podemos confundir digitalização de processos com transformação digital. A transformação digital vai muito além de digitalizar processos. Trata-se de uma mudança cultural das pessoas envolvidas, sejam elas funcionários ou clientes. Todos os envolvidos precisam aderir ao novo e quebrar paradigmas. A empresa de sucesso é a que sabe orquestrar e conectar os elementos envolvidos em todo o processo.

Ao usar múltiplos canais integrados, as corporações ganham flexibilidade e agilidade nos processos. No e-commerce, por exemplo, o consumidor comprava um produto on-line e precisava ligar para uma central de atendimento para acompanhar seu pedido. Atualmente, é possível realizar esse acompanhamento via WhatsApp, sem precisar falar com ninguém. Com a adoção desse novo processo digital, a empresa que opera esse e-commerce reduziu os custos com atendimento e garantiu a satisfação do cliente, que pode acompanhar seu pedido quase em tempo real.

Atualmente os setores mais maduros no quesito transformação digital são o financeiro (bancos e fintechs), o varejo, o e-commerce e serviços sob demanda, ou on demand services. Mas, claro, todos os setores podem ser beneficiados com essa transformação. Não há restrição.

*Por Caio Borges,  gerente de desenvolvimento de negócios da Infobip, uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, com receita anual de US﹩ 430 milhões.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago