Relógios inteligentes, óculos de realidade aumentada, robótica avançada. Esses são somente alguns dos exemplos de uma nova era tecnológica. A humanidade está experimentando o início de uma revolução que poderá mudar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam umas com as outras. É diferente de tudo o que já experimentaram.
Para ajudar a sociedade a lidar com essas novidades e ainda usá-las em seu benefício, Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, lançou o livro A Quarta Revolução Industrial, publicado no Brasil pela editora Edipro.
A obra trata sobre transformações tecnológicas e descreve as principais características da nova era, destacando oportunidades e dilemas que ela representa. O autor também explica como a quarta revolução industrial é algo fabricado pela humanidade e a razão pela qual as novas formas de colaboração e governança podem dar forma a esse novo processo para o benefício de todos.
A premissa do livro é que tecnologia e digitalização irão revolucionar tudo, fazendo com que aquela frase tão gasta e maltratada se torne verdadeira: “desta vez será diferente”. Ao escrever o livro, Schwab tem a intenção de oferecer uma cartilha sobre: o que é a Quarta Revolução Industrial? O que ela irá gerar? Que impactos causará na humanidade? O que pode ser feito para aproveitá-la em prol do bem comum?
Além disso, a obra apresenta contexto histórico e mudança sistemática e profunda; megatendências física, digital e biológica; impactos econômicos; mudanças profundas, como big data, economia compartilhada, internet das coisas, robótica avançada, inteligência artificial e neurotecnologias.
O objetivo é gerar maior conscientização sobre a abrangência e a velocidade da revolução tecnológica e do seu impacto multifacetado, criar estrutura para que todos possam pensar sobre a mudança que perfila as questões principais e oferecer uma plataforma que inspire a cooperação público-privada e parcerias em questões relacionadas a essa revolução.
A Quarta Revolução Industrial foi escrita para todos aqueles que se interessam pelo futuro e que estão empenhados em utilizar as oportunidades dessa mudança revolucionária para tornar o mundo um lugar melhor.
Artur Wichmann, gestor de estratégia internacional da Verde Asset Management, comenta sobre o livro: “Jack Welch uma vez afirmou que ‘se a mudança no lado de fora de sua empresa for mais rápida que a do lado de dentro, o fim está próximo’. O livro do professor Schwab é uma contribuição valiosa na busca de uma melhor compreensão desse processo. Você pode concordar com seus argumentos ou discordar deles. A única coisa que não pode fazer é ignorá-los.”
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…