Negócios

A nova economia digital e os rumos da tecnologia

Embora muitas empresas estejam lidando com os efeitos da pandemia, ainda com diversas incertezas, já vemos alguns setores vivendo um momento de retomada da economia. O período atual é de reflexões e aprendizados com essa grande crise – em especial, como devemos nos preparar e evoluir em termos tecnológicos, sociais e comportamentais para estarmos prontos a nos adaptar à nova realidade que viveremos nos próximos anos.

A Covid-19 modificou hábitos de consumo, alavancou tecnologias e acelerou a transformação digital das empresas. Todas estas tendências já existiam antes da pandemia, mas vieram à tona de uma forma nova e muitas vezes até mais impactante – e agora fazem parte das estratégias de negócios de empresas que pretendem sobreviver e prosperar nos próximos anos.

De acordo com o Gartner, nos próximos dez anos as pessoas e empresas irão depender cada vez mais de soluções tecnológicas que possam automatizar seus processos de decisão, mas sem abrir mão da personalização para seus clientes. O conceito de hiperautomação será cada vez mais aplicado pelas companhias para automatizar seus processos transacionais, como análise de ordens de serviço, análise de transações de alto volume, apoiando na criação de cadeias de suprimento autônomas, mas também apoiando em processos de tomadas de decisões mais complexos – eventualmente aumentando a capacidade humana.

Esses são apenas alguns exemplos da revolução digital que foi impulsionada indiretamente e alguns diretamente pela pandemia. Nesse sentido, podemos dizer que a implementação de tecnologias para atender às novas necessidades dos consumidores possibilitaram a continuidade das atividades, otimizaram operações, e em muitos casos serão necessárias para as empresas continuarem competitivas.

Nesse contexto de rápidas mudanças – em que o comportamento do consumidor mudou bastante e muitas empresas aprenderam a proporcionar a melhor experiência a seus clientes no ambiente virtual – uma ferramenta ganhou destaque e, certamente, irá seguir na vanguarda tecnológica do mundo pós-Covid: as plataformas de decisão.

Em linhas gerais, este tipo de solução permite que as empresas possam analisar grandes volumes de dados, prever comportamentos e fornecer insumos para a tomada de qualquer tipo de decisão – seja concessão de crédito, otimização de operações, autorização de transações com cartões, comunicação com clientes, entre outras. Este tipo de plataforma utiliza tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e analíticos que permitem rápidas respostas a eventuais mudanças de comportamento dos clientes.

Essas plataformas devem ter destaque ainda maior nos próximos anos, num cenário cada vez mais digital, complexo e com grandes quantidades de dados disponíveis, pois atendem a algumas das principais demandas das empresas:  buscar soluções para tomar decisões mais rápidas e acuradas, responder com agilidade às demandas de seus clientes e oferecer produtos personalizados.

O sucesso das organizações no mundo pós-Covid passa necessariamente por importantes conceitos como adaptabilidade, resiliência, inovação e transformação digital. Nessa nova realidade, as plataformas de decisão se inserem completamente como protagonistas dentre as principais tendências da nova economia digital, otimizando operações, facilitando a adaptação a cenários adversos e contribuindo para o encantamento do cliente.

* Jose Augusto Gabizo é presidente da FICO América Latina e Caribe

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago