Na nova economia digital, os dados e o que você faz com eles são fundamentais para o sucesso. Os consumidores e também os funcionários exigem acesso imediato a informações importantes que permitem resolver problemas, tomar decisões acertadas ou realizar transações. Mas essa é a parte da equação de dados que a maioria de nós consegue ver.
Para competir de forma eficaz no mercado digital atual e capitalizar com os dados coletados e processados, as organizações precisam responder rapidamente às mudanças do mercado e demandas dos consumidores, ajustar a produção, realinhar seus recursos e gerenciar sua infraestrutura. É por isso que quase três quartos de todas as organizações começaram a convergir sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI) com suas redes de tecnologia operacional (OT) tradicionalmente isoladas.
A convergência das redes de TI e OT traz riscos
Porém, a convergência que possibilita novos modelos de negócios ágeis também traz novos riscos consideráveis, muitos dos quais pegam as organizações de surpresa. A maioria das violações da arquitetura de Controle e Aquisição de Dados e Sistemas de Controle Industrial (SCADA/ICS) causou um impacto alto ou significativo nos negócios, comprometendo a capacidade de atender aos requisitos de conformidade e diminuindo a funcionalidade e estabilidade financeira, além de afetar a segurança dos funcionários. Para as organizações de OT responsáveis pela infraestrutura crítica, qualquer tipo de impacto precisa ser levado a sério.
Estas são apenas algumas das descobertas de um novo estudo realizado pela Forrester Consulting, que analisa o estado atual da proteção da infraestrutura crítica, incluindo seus desafios, prioridades e estratégias relacionados. Este estudo, realizado em janeiro de 2018, entrevistou 429 tomadores de decisão globais responsáveis pela segurança da infraestrutura crítica, proteção IP, IoT e/ou sistemas SCADA.
O que você pode fazer?
Para muitas organizações nessa mesma situação, uma dúvida muito comum é por onde começar. A maioria das organizações pesquisadas acha que a melhor maneira de evitar os desafios relacionados à OT e TI convergentes é fazer uma avaliação completa dos riscos operacionais e dos negócios, independentemente de estarem ou não na sua estratégia de convergência.
Outras medidas importantes que as organizações podem considerar, com base nas melhores práticas e no feedback dos participantes do estudo, incluem:
Problemas mais complexos exigem abordagens mais simples
O sucesso na nova economia digital exige o desenvolvimento de redes integradas capazes de utilizar todos os recursos disponíveis, seja dentro da rede de TI tradicional, por meio de dispositivos e aplicativos de usuários, em ambientes multinuvem, e até mesmo em sistemas SCADA/ICS na sua rede OT. Porém, isso traz novos riscos, muitos dos quais com consequências devastadoras. Com os ataques cada vez mais frequentes, a possibilidade de uma catástrofe colocar trabalhadores ou mesmo comunidades em risco continua aumentando; por isso, as organizações precisam tomar precauções que permitam ver e responder às ameaças, ou até mesmo antecipá-las, independente de onde elas possam ocorrer em toda a rede em expansão.
(*) John Maddison é vice-presidente sênior de produtos e soluções da Fortinet
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…