AWS anuncia região no Chile ao custo de US$4 bilhões

Nova infraestrutura da AWS South America (Chile) deve estar pronta até o fim de 2026 e compreenderá três zonas de disponibilidade

Author Photo
11:35 am - 09 de maio de 2025
Imagem: Shutterstock

A Amazon anunciou na quarta-feira (7) que planeja lançar uma nova região de infraestrutura da Amazon Web Services (AWS) no Chile até o fim de 2026. Serão três das chamadas “zonas de disponibilidade” no lançamento – no mundo são 114 espalhadas em 36 regiões. A empresa americana planeja investir mais de US$ 4 bilhões na construção, conexão, operação e manutenção de data centers no país sul-americano.

Leia mais: TikTok aposta no e-commerce brasileiro para ampliar receita

A região AWS South America (Chile) promete oferecer a desenvolvedores e empresas mais opções para executar aplicações e atender usuários finais a partir de data centers localizados no país. A Amazon chama o investimento de “compromisso de longo prazo” com o Chile, onde atua desde 2019, o que inclui contratação de mão de obra local em todas as fases do projeto.

“A região (…) ajudará a atender à crescente demanda por serviços de nuvem em toda a América Latina e no Chile com uma infraestrutura de nuvem segura, confiável e eficiente”, diz em comunicado Prasad Kalyanaraman, vice-presidente de serviços de infraestrutura da AWS. “Ao investir em talentos locais, oportunidades educacionais e treinamento em habilidades digitais, temos orgulho de contribuir para o crescimento econômico e a transformação digital do Chile pelos próximos anos.”

Sustentabilidade e responsabilidade

A empresa faz questão de ressaltar que o investimento em nuvem na América Latina inclui qualificação de estudantes, desenvolvedores e profissionais técnicos locais, além de profissionais não técnicos e lideranças de TI. A Amazon diz que, desde 2017, treinou mais de dois milhões de pessoas na América Latina em habilidades de nuvem, incluindo 100 mil no Chile.

A região da AWS no Chile será em grande parte resfriada a ar, já que a região é em grande parte desértica e com pouco acesso a recursos hídricos. A água será usada, diz a AWS, em sistemas de resfriamento por cerca de 4% do ano, ou seja, uma quantidade média de água inferior a usada anualmente em duas residências chilenas por ano.

A promessa faz parte de um plano de sustentabilidade que visa a neutralidade de carbono da companhia em todas as operações no mundo até 2040.

Atualmente, a AWS diz ter planos para mais 16 zonas de disponibilidade e mais cinco regiões – além do Chile, uma na Nova Zelândia, outra na Arábia Saudita, mais uma Taiwan e a última na União Europeia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas