Correios e Infracommerce anunciam marketplace para ‘democratizar comércio digital’

Mais Correios competirá com grandes marketplaces, mas tem como alvo os pequenos negócios de regiões menos privilegiadas

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2:54 pm - 04 de abril de 2025
Luiz Pavão, CEO Brasil da Infracommerce, e Fabiano Silva dos Santos, o presidente dos Correios, Mais Correios. Foto: Divulgação

Os Correios e a provedora de soluções para comércio eletrônico Infracommerce anunciaram essa semana a assinatura de um acordo para o lançamento de uma plataforma de marketplace chamada Mais Correios. O contrato foi assinado após a aprovação da parceria pelo conselho da estatal.

O valor do contrato não foi divulgado, mas ele faz parte de um conjunto de investimentos na modernização da estatal que soma R$ 800 milhões. O objetivo é aprimorar a capacidade logística e de serviços da empresa. Também integra um projeto maior chamado Correios do Futuro, que visa diversificar as atividades e trazer novas receitas.

No caso específico do Mais Correios, a ideia é ampliar acesso ao e-commerce em “todas as regiões do País”. Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a iniciativa fomentará o comércio eletrônico nacional.

“Os Correios são estratégicos para o Brasil e têm um grande potencial para ampliar a inclusão da população na economia digital, que é a economia do futuro. (…) Nenhuma outra empresa rivaliza com a capilaridade dos Correios, que tem a capacidade de entrega nas localidades mais distantes” disse.

De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o Mais Correios permitirá que grandes empresas expandam atuação no Brasil e alcancem consumidores de cidades mais distantes. “Somos o primeiro e único marketplace brasileiro capaz de realizar entregas, com estrutura própria, em qualquer lugar do País”, disse.

Segundo o executivo, os grandes marketplaces atuais tem estratégias concentradas na região Sudeste e Sul, além de partes do Norte e Nordeste, e não conseguem avançar para as demais regiões. O Mais Correios quer preencher essa lacuna.

Fases do projeto

O marketplace terá a plataforma lançada ainda no primeiro semestre deste ano, dizem os parceiros. Entre os benefícios prometidos estão fretes competitivos e uso da rede de agências físicas dos Correios, suporte a vendedores e compradores, e relacionamento com clientes empresariais para atrair vendedores.

A Infracommerce será responsável pela plataforma digital, incluindo desenvolvimento, sistemas de pagamento, usabilidade, segurança e suporte. Segundo os Correios, a empresa foi selecionada após processo de chamamento público por conta de suas “capacidades técnicas”.

A segunda fase do projeto será dedicada a incluir pequenos e médios negócios na plataforma, de todas as regiões do Brasil. Atualmente, segundo o governo federal, 95% das empresas brasileiras são micro e pequenas, e são responsáveis por 60% dos empregos formais no País.

“Juntar a Infracommerce e os Correios para criar esse marketplace é uma forma de transformar o comércio digital brasileiro, unindo nossa expertise em soluções integradas à experiência logística dos Correios no e-commerce”, diz Luiz Pavão, CEO Brasil da Infracommerce.

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Redação

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