Adobe Analytics revela crescimento de 1,2 mil % no tráfego para e-commerces vindos de IA generativa

Explosão do uso de IA generativa no varejo digital transforma a jornada de compra, impulsionando tráfego e engajamento

Author Photo
9:00 am - 20 de março de 2025
Imagem: Shutterstock

O impacto da inteligência artificial (IA) generativa no comportamento dos consumidores está se tornando cada vez mais evidente. Segundo um novo relatório da Adobe Analytics, o tráfego para sites de varejo nos Estados Unidos impulsionado por fontes de IA generativa cresceu 1,2 mil % em fevereiro de 2025, em comparação a julho de 2024. A tendência já havia sido notada na temporada de compras de fim de ano, quando o tráfego dessa origem disparou 1,3 mil %.

Os dados do estudo são baseados em mais de 1 trilhão de visitas a sites de varejo e mostram como consumidores estão utilizando assistentes de IA para pesquisa de produtos, recomendações personalizadas e busca de ofertas. Além disso, uma pesquisa com 5 mil consumidores norte-americanos revelou que 39% já usaram IA generativa para compras on-line, e 53% pretendem adotá-la ainda este ano.

Leia também: O que vem por aí no setor de energia nuclear?

IA como assistente de compras

A pesquisa indica que a IA generativa está sendo amplamente utilizada para tornar a experiência de compra mais eficiente. Entre as principais aplicações, destacam-se: pesquisa de produtos (55%); sugestões de compra personalizadas (47%); busca por promoções (43%), ideias de presentes (35%), descoberta de produtos exclusivos (35%), e criação de listas de compras (33%)

Além de direcionar consumidores para os sites de varejo, a IA também está influenciando a experiência dentro das plataformas. Usuários que chegam a partir dessas fontes têm um comportamento diferente dos demais: eles exploram 12% mais páginas por visita, permanecem no site por mais tempo e apresentam uma taxa de rejeição 23% menor, indicando que estão mais engajados e informados.

Apesar desse impacto positivo na jornada do consumidor, a conversão direta dessas visitas em compras ainda é 9% menor do que a média de outros canais, como busca paga e redes sociais. No entanto, essa taxa vem se aproximando da conversão tradicional – em julho de 2024, a diferença era de 43%, mostrando que os consumidores estão cada vez mais dispostos a finalizar suas compras diretamente após a interação com a IA.

IA além do varejo

O uso da inteligência artificial generativa não está restrito ao comércio eletrônico. Segundo o levantamento, no setor de viagens, o tráfego de IA para sites de turismo e hotelaria aumentou 1,7 mil % desde julho de 2024. Entre os usuários que já utilizaram IA para planejar viagens, 84% afirmam que a experiência foi aprimorada. As principais aplicações incluem pesquisa geral, sugestões de roteiros, recomendações gastronômicas e gerenciamento de orçamento.

Já em serviços financeiros, sites de bancos e instituições financeiras registraram um crescimento de 1,2 mil % no tráfego de IA. Entre os principais usos estão recomendações de contas bancárias (42%), explicações sobre investimentos (40%) e auxílio na criação de um orçamento personalizado (39%). Os usuários que chegam por meio de IA passam 45% mais tempo navegando nesses sites.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.