Project Liberty e Solid: iniciativas para um web mais aberta podem unir forças

Durante o SXSW 2025, Frank McCourt, empreendedor à frente do Project Liberty, revelou que sua organização está em diálogos com Tim Berners-Lee

Author Photo
1:27 pm - 11 de março de 2025
Fonte: Shutterstock

Duas iniciativas que buscam tornar a internet mais aberta e centrada no usuário podem estar caminhando para uma colaboração estratégica. Durante o SXSW 2025, Frank McCourt, empreendedor à frente do Project Liberty, revelou que sua organização está em diálogos com Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, para uma possível integração com o Solid, projeto de código aberto voltado para a gestão descentralizada de dados pessoais.

No evento, McCourt destacou que sua equipe já conversou com Berners-Lee e que o Project Liberty é compatível com o Solid. Apesar de não anunciar uma parceria formal, ele sugeriu que as negociações estão em andamento para integrar as iniciativas.

O Solid, desenvolvido por Berners-Lee desde 2018 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem como objetivo devolver o controle dos dados aos usuários, permitindo que armazenem suas informações em Personal Online Data Stores (Pods). O projeto conta com a startup Inrupt, liderada pelo engenheiro britânico John Bruce, que tem impulsionado o uso corporativo da tecnologia.

Leia também: China investe pesado em IA e tecnologia emergente com novo fundo bilionário

Visões parecidas

Com visões alinhadas, Berners-Lee já manifestou apoio ao Project Liberty, inclusive endossando sua proposta de aquisição do TikTok. Segundo informações do TechCrunch, o pai da web manifestou seu apoio ao projeto. “A web que inventei foi criada para dar poder e valor aos indivíduos, algo que não acontece no momento”, declarou o cientista da computação.

Apesar das conversas, não há uma parceria formal entre o Solid e a Inrupt com o Project Liberty, que concentra seus esforços no desenvolvimento do Decentralized Social Networking Protocol (DSNP). Esse protocolo já vem sendo adotado por diversas plataformas, como a rede social MeWe, a Soar.com (iniciativa do fundador da Ancestry.com, Paul Allen) e a blockchain permissionless Frequency, criada pelo Project Liberty Labs.

Além disso, o Project Liberty anunciou recentemente uma parceria com a Free Our Feeds, organização dedicada à proteção do AT Protocol, que impulsiona a rede social Bluesky.

Se consolidada, uma colaboração entre Project Liberty e Solid poderia representar um avanço significativo para a descentralização da web, dando aos usuários maior controle sobre suas informações pessoais e promovendo um ambiente digital mais equitativo e transparente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas