Ex-pesquisador da OpenAI é intimado em caso de direitos autorais envolvendo IA
Alec Radford teria violado direitos autorais ao utilizar suas obras no treinamento de modelos de IA sem autorização

Alec Radford, um dos principais pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias da OpenAI, foi intimado a depor em um processo de direitos autorais contra a empresa, segundo documentos judiciais apresentados nesta terça-feira (4).
Informações do TechCrunch apontam que a intimação foi entregue a Radford no dia 25 de fevereiro, de acordo com um documento submetido ao Tribunal Distrital do Norte da Califórnia. O pesquisador deixou a OpenAI no final do ano passado para seguir carreira independente, mas sua contribuição foi essencial para o desenvolvimento dos transformadores generativos pré-treinados (GPTs) – tecnologia que impulsiona produtos como o ChatGPT.
Radford ingressou na OpenAI em 2016, um ano após a fundação da empresa, e trabalhou no desenvolvimento de vários modelos da série GPT, além do sistema de reconhecimento de voz Whisper e do gerador de imagens DALL-E.
Leia também: OpenAI descobre ferramenta chinesa de vigilância baseada em IA
O caso, batizado de “OpenAI ChatGPT Litigation”, foi movido por um grupo de autores, incluindo Paul Tremblay, Sarah Silverman e Michael Chabon, que alegam que a OpenAI violou seus direitos autorais ao utilizar suas obras no treinamento de modelos de IA sem autorização. Além disso, os escritores argumentam que o ChatGPT reproduz trechos de seus textos sem atribuição adequada.
No ano passado, o tribunal rejeitou duas das acusações contra a OpenAI, mas manteve a denúncia de violação direta de direitos autorais, permitindo que o processo seguisse adiante. A OpenAI, por sua vez, defende que o uso de conteúdos protegidos se enquadra no princípio do “fair use” (uso justo).
Além de Radford, os advogados dos autores também tentam convocar Dario Amodei e Benjamin Mann, ex-funcionários da OpenAI que hoje lideram a startup Anthropic.
Ambos resistem às intimações, alegando que os depoimentos seriam excessivamente onerosos. No entanto, um juiz federal determinou que Amodei deverá prestar depoimento, respondendo a horas de questionamentos sobre seu trabalho na OpenAI em processos semelhantes, incluindo um movido pelo Authors Guild.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!