Ferramenta de startup usa IA para calcular risco de falências

‘Termômetro de Insolvência’ da Accordia promete identificar riscos de colapsos em empresas com até 24 meses de antecedência

Author Photo
5:45 pm - 05 de março de 2025
Franklin Tomich, fundador da Accordia (Imagem: Divulgação)

Uma plataforma capaz de calcular o risco de falência ou dificuldades de uma empresa: essa é uma das propostas da Accordia, startup mineira que se define como uma “M&A Tech”, ou seja, especialista em processos de fusão e aquisição. O chamado “Termômetro de Insolvência” é baseado em inteligência artificial e, segundo a companhia, analisa indicadores financeiros e contábeis para avaliar a saúde financeira de um negócio, antevendo risco de falência com até 24 meses de antecedência.

“Ter um mecanismo de alerta prévio é essencial para qualquer investidor ou empreendedor que busca segurança e previsibilidade. A diferença entre um investimento bem-sucedido e um prejuízo irreversível muitas vezes está na capacidade de identificar riscos antes que eles se concretizem”, diz em comunicado Franklin Tomich, fundador e CEO da Accordia.

Leia mais: Fim do suporte ao SAP GRC NFe desafia CIOs, aponta Rimini Street

Segundo especialista, uma falência não costuma acontecer de repente – há sinais prévios que podem passar despercebidos, seja por análises insuficientes ou pela falta de ferramentas adequadas para detectar padrões de risco. Empresas de fusões e aquisições, fundos de private equity (patrimônio privado), de investimento em direitos creditórios (FIDCs) e instituições financeiras enfrentam desafios ao avaliar riscos antes de conceder crédito, comprar participações ou antecipar recebíveis.

A ideia do termômetro da Accordia é processar informações contábeis, aplicar modelos estatísticos e aprendizado de máquina para detectar padrões que historicamente precedem uma falência. A ferramenta “aprende” com dados históricos de empresas insolventes e solventes para fornecer uma nota de risco de insolvência.

Na prática

Segundo a startup, a análise é feita online “de forma simples”. O usuário faz o upload dos balanços da empresa, e a plataforma aplica técnicas de aprendizado de máquina para padronizar os dados contábeis, compará-los com históricos de outras empresas analisadas e então gerar um diagnóstico com um “score” de risco, destacando fatores críticos que podem comprometer a continuidade do negócio.

“Ter sinais de forma precoce pode definir o futuro de um negócio ou investimento”, diz o CEO. Mais de 75% das empresas que entram em recuperação judicial não conseguem se reerguer, de acordo com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

O termômetro promete ajudar tanto assessores de M&A na avaliação de riscos em operações de fusões e aquisições, quanto fundos FIDC na validação da qualidade dos recebíveis e mitigação de riscos. Já para private equity e investidores, na alocação estratégica de capital. Em bancos e instituições financeiras, a capacidade de pagamento antes da concessão de crédito.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas