Nova era de proteção de dados e cibersegurança: como fica a Cohesity após a aquisição da Veritas

Segundo Gustavo Leite, VP da Cohesity para a América Latina, combinação das empresas oferece o “melhor Lego” de soluções para o cliente

Author Photo
11:04 am - 03 de fevereiro de 2025
Gustavo Leite, VP América Latina e Caribe da Cohesity. Foto: Divulgação

A conclusão da aquisição da Veritas pela Cohesity, anunciada oficialmente em março de 2024, marca a consolidação de uma nova potência mundial na área de proteção de dados. É o que acredita Gustavo Leite, VP para América Latina e Caribe da Cohesity.

Avaliada em US$ 7 bilhões, a transação combina a força de duas empresas norte-americanas que atuam de forma complementar. De um lado, a inovação em segurança e gerenciamento de dados impulsionados por IA da Cohesity. Do outro, a sólida trajetória da Veritas em soluções de proteção de dados para ambientes multicloud.

A empresa combinada, sob comando de Sanjay Poonen — que seguirá como CEO e presidente — e com a participação de Greg Hughes, ex-CEO da Veritas, como conselheiro estratégico, terá uma base de mais de 12 mil clientes, incluindo 85% das companhias do ranking Fortune 100.

Com esse volume de negócios, a nova Cohesity pretende se firmar como a “maior fornecedora de software de proteção de dados corporativos em participação de mercado”, mirando um mercado de mais de US$ 30 bilhões.

Atuação da Cohesity na América Latina

Leite ressalta que a aquisição consolida a presença das duas companhias em um território onde a demanda por segurança de dados e soluções de backup e recuperação cresce exponencialmente. A região, inclusive, é um novo território para a Cohesity, que tinha, antes da compra, 90% dos negócios concentrados nos Estados Unidos.

“A união representa um compromisso firme com os clientes da Cohesity e da Veritas na América Latina. Afinal, combinamos o foco em segurança e a tecnologia de ponta em cloud, garantindo continuidade para os clientes, sejam eles ‘verdes’ ou ‘vermelhos’”, diz Leite, referindo-se às cores das duas marcas.

Segundo o vice-presidente, a integração tecnológica das plataformas é vista como um “casamento perfeito”. Enquanto a Veritas traz expertise em cibersegurança e um legado robusto de proteção de dados, a Cohesity oferece escalabilidade moderna, recursos de backup como serviço (BaaS) e capacidade em IA generativa.

A ideia, conforme Leite, é que as duas soluções convivam de forma harmônica, unificadas por um painel de controle único — uma abordagem que facilita a gestão e a orquestração dos recursos, do data center local ao ambiente multicloud.

Parcerias serão fortalecidas

A nova Cohesity quer ampliar a oferta de serviços e estreitar laços com grandes parceiros e revendedores, estratégia essencial em mercados dispersos e culturalmente diversos como o latino-americano. “Temos uma cobertura forte na região e, agora, esperamos reforçar ainda mais o suporte local, a começar por um centro híbrido de atendimento na Costa Rica com mais de 200 profissionais, já estruturado pela Cohesity. Isso nos dá agilidade e proximidade com os clientes”, explica Leite.

Para ele, um ponto-chave do sucesso futuro está no alinhamento entre inovação e práticas de ciberresiliência. O executivo cita como exemplo um “mantra” de cinco S’s que guia a Cohesity: segurança, velocidade (speed), simplicidade, inteligência (smart) e escalabilidade. Segundo ele, esses pilares vão orientar a evolução de produtos e serviços da empresa, seja por meio de desenvolvimento interno ou parcerias estratégicas com outros vendedores de segurança, oferecendo o que Leite chama de “melhor Lego” para o cliente final.

“Queremos que as companhias tenham flexibilidade total na escolha de suas ferramentas de cibersegurança, mas sempre com uma gestão unificada, simples e inteligente. É como um carro híbrido: combinamos o melhor de cada ‘motor’ para ganhar em desempenho e eficiência”, compara.

Ainda que as integrações pós-fusão exijam naturais ajustes organizacionais e culturais, a operação combinada promete manter a base de clientes da Veritas, sem renunciar ao perfil “jovem” e disruptivo da Cohesity. “A Veritas é uma marca reconhecida mundialmente, tem tradição e robustez. Já a Cohesity carrega a inovação e a mentalidade de startup, potencializada por investimentos de fundos como o SoftBank Vision Fund. Estamos unindo o melhor dos dois mundos”, ressalta.

Proteção de dados em alta

Para além de números e projeções, a fusão reflete o cenário global: a proteção de dados e a cibersegurança se tornaram prioridade absoluta para qualquer corporação, independentemente do setor ou da localização geográfica. Essa demanda, inclusive, é evidenciada no estudo Antes da TI, a Estratégia, do IT Forum.

O futuro da Cohesity na América Latina, conforme Leite relata, passa por educação e formação de talentos, expansão de parcerias e fortalecimento da presença regional. “A oportunidade está em mostrar ao mercado que é possível, sim, ter uma solução completa, moderna e escalável para proteger dados em qualquer nuvem ou infraestrutura física”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas