Google pede anulação de multa recorde na UE, alegando punição à inovação

Gigante de tecnologia argumenta no Tribunal de Justiça Europeu que acordos do Android promoveram, e não restringiram, a concorrência

Author Photo
12:00 pm - 28 de janeiro de 2025
Imagem: Shutterstock

Uma multa recorde por infração antitruste da União Europeia, no valor de 4,3 bilhões de euros (US$ 4,5 bilhões), imposta ao Google há sete anos, penalizou a gigante da tecnologia em função de sua inovação, afirmou a unidade Alphabet ao principal tribunal europeu nesta terça-feira (28), ao solicitar aos juízes que anulem a decisão da UE.

Informações da Reuters afirmam que o recurso do Google ao Tribunal de Justiça da União Europeia, com sede em Luxemburgo, ocorre dois anos após um tribunal de instância inferior ter concordado com a Comissão Europeia, que concluiu que a empresa utilizou seu sistema operacional móvel Android para eliminar concorrentes.

O tribunal de primeira instância reduziu a multa para 4,1 bilhões de euros.

“O Google não contesta nem se esquiva de sua responsabilidade perante a lei, mas a Comissão também tem suas obrigações quando conduz investigações, quando procura remodelar mercados e questionar modelos de negócio pró-competitivos, e quando impõe multas de bilhões de euros”, disse o advogado do Google, Alfonso Lamadrid, ao tribunal.

“Neste caso, a Comissão não cumpriu o ônus de prova nem sua responsabilidade e, confiando em múltiplos erros jurídicos, puniu o Google por seus méritos superiores, atratividade e inovação”, acrescentou.

Leia mais: Amazon, Apple, Google, Meta e Microsoft: 2024 e o acerto de contas com as ‘Big Techs’

Lamadrid defendeu os acordos do Google que exigiam que fabricantes de telefones pré-instalassem o Google Search, o navegador Chrome e a Play Store da Google em dispositivos Android, além de proibi-los de usar sistemas Android concorrentes.

As autoridades antitruste da UE haviam afirmado que tais exigências prejudicavam a concorrência.
De acordo com Lamadrid, “esses acordos e condições não restringiram a concorrência, mas a promoveram”.

Os juízes devem deliberar nos próximos meses, e a decisão será definitiva, sem possibilidade de recurso. Atualmente, o Google também está na mira regulatória da UE por conta de seu lucrativo negócio de publicidade (ad tech), caso em que se espera uma decisão ainda este ano.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas