Google Cloud reforça ofertas de agentes corporativos com IA

Google Agentspace e NotebookLM prometem democratizar ‘inteligência corporativa’ entre áreas das organizações

Author Photo
9:00 am - 17 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Google Cloud anunciou na sexta-feira (13) duas novas soluções baseadas em inteligência artificial para empresa. O Google Agentspace e a disponibilidade de uma versão do NotebookLM para empresas, escolas e universidades. As novidades, segundo a companhia, ajudam a democratizar a “inteligência corporativa” entre as várias áreas das organizações, reduzindo os “silos” de conhecimento.

“Nossos estudos mostram que os colaboradores das empresas usam uma média de quatro a seis ferramentas apenas para fazer e responder a uma pergunta. Com o Google Agentspace e o NotebookLM Plus, estamos ajudando os clientes a aproveitar o poder da IA generativa para desbloquear novos níveis de produtividade dos funcionários”, promete em comunicado Marcel Silva, chefe de vendas de inteligência artificial para a América Latina do Google Cloud.

Começando pelo Agentspace: a solução promete dimensionar agentes de IA para clientes do Google Cloud por meio de uma assistência de IA conversacional. A tecnologia promete ajudar os colaboradores a realizar tarefas complexas que exigem planejamento, pesquisa, geração de conteúdo e ações.

Ano novo, vida nova: Setor de tecnologia abre mais de 800 vagas de emprego para 2025

Por meio de um único prompt, diz o Google, a solução pode responder perguntas complexas, fazer sugestões proativas e tomar medidas com base em informações exclusivas de uma empresa. A solução promete fazer isso usando dados não estruturados – incluindo documentos e e-mails – e estruturados, como tabelas.

Também inclui, diz a empresa, tradução integrada para que os usuários possam ver as informações, mesmo que o documento subjacente esteja em outro idioma. Conectores pré-criados para aplicativos de terceiros, como Confluence, Google Drive, Jira, Microsoft Sharepoint, ServiceNow e mais, prometem facilitar a vida de funcionários, que podem acessar e consultar facilmente fontes de dados e tomar decisões.

No Brasil, o Banco BV está usando o Agentspace para integrar tecnologias generativas de IA para fluxos de trabalho. “[A solução] …está nos ajudando a realizar a visão de permitir que nossos funcionários aproveitem algumas das tecnologias de IA generativa mais avançadas para pesquisa, assistência e ações em todos os nossos sistemas críticos de forma segura e compatível”, diz Fabio Jabur, chefe de dados e IA do BV.

NotebookLM com novo visual

O NotebookLM, ferramenta de pesquisas do Google, ganhou uma nova versão: a NotebookLM Plus. A ferramenta de IA lançada em 2023 funciona como assistente personalizado para gerar insights e criar conteúdo a partir de documentos. Segundo o Google, ela está disponível em português e utiliza o Gemini Pro 1.5, modelo de linguagem mais recente da “big tech”.

Com a integração ao Workspace, a promessa é que os funcionários de uma organização possam fazer upload de informações. A assinatura da solução pode ser adquirida separadamente por meio do Google Cloud e será incluído no Google One AI Premium em 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.