Fernanda Doria, do Google: Black Friday tem janela de oportunidade para segmento B2B

Ao IT Forum, diretora de Negócios para PMEs do Google, fala sobre efeito sazonal da Black Friday para empresas que vendem para empresas

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9:50 am - 29 de novembro de 2024
Imagem: Divulgação

A Black Friday já se consolidou há anos como um dos principais eventos de compras do calendário brasileiro. A data, no entanto, continua sendo majoritariamente associada ao mercado consumidor, movimentando tanto o varejo físico quanto o digital no segmento B2C. Isso não significa, no entanto, que não existam oportunidades para organizações B2B.

“Há algumas empresas que surfam na onda do pré-Black Friday”, explica Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Google. “Elas são, em geral, aquelas que oferecem serviços para os varejistas. Pequenos, médios e grandes precisam estar com suas plataformas de serviços 100% ajustadas e funcionando perfeitamente para garantir uma boa Black Friday.”

Segundo a executiva, que lidera os serviços do Google voltados a ajudar empresas a alcançar clientes por meio das plataformas da gigante de tecnologia, incluindo no segmento B2B, os meses de agosto e setembro são os mais críticos para seu time. “Quando chega outubro, idealmente, esses provedores de serviços para varejistas já precisam estar com tudo em ordem”, conta.

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Ainda assim, o movimento intenso pré-Black Friday não é a única janela de oportunidade para as companhias que atuam com soluções voltadas para o varejo. De acordo com dados de um levantamento interno do Google junto a essas organizações, a insatisfação pós-eventos sazonais também é significativa. “Quando você utiliza uma plataforma que não é satisfatória ou que causa grandes problemas, é interessante notar que é justamente nos períodos pós-grandes datas – Dia das Mães, Black Friday e Natal – que as empresas começam a buscar uma nova solução”, destaca Fernanda.

A executiva, no entanto, alerta para que há diferenças importantes entre o processo de compra do setor B2B e B2C. A principal delas são os ciclos de compra mais longos do B2B, que envolvem períodos de análise e aprovação pelos tomadores de decisão. Isso não significa, contudo, que o setor esteja imune a estratégias tradicionais de datas como a Black Friday. “Muitas vezes, uma boa promoção – que, no fim das contas, é o que impulsiona a Black Friday – pode ser decisiva para um tomador de decisão que está há algum tempo avaliando um investimento em determinada solução”, comenta.

Mesmo que a venda não seja efetivada de imediato, a diretora ressalta que o período é também favorável para atrair novas audiências e potenciais compradores. Esses, ainda que não tomem a decisão de compra no momento, poderão incluir novas marcas em seu radar. “O início do ano é outro período forte de sazonalidade para o setor B2B. Participar da Black Friday pode ser uma excelente estratégia para construir uma nova base de contatos, que poderá ser trabalhada ao longo do tempo até o momento certo para concretizar a venda”, conclui.

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Rafael Romer

Rafael Romer é editor-assistente do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

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