Docusign expande atuação para gestão inteligente de documentos, além da assinatura eletrônica

Docusign aposta em IA para transformar contratos em ativos estratégicos, indo além da assinatura eletrônica e redefinindo a gestão inteligente

Author Photo
5:34 pm - 28 de novembro de 2024
Marcelo Salles, vice-presidente de vendas da Docusing para o Brasil. Foto: Divulgação

Você provavelmente conhece a Docusign pelas assinaturas eletrônicas que agilizam contratos e documentos digitais. Mas a empresa quer ir além. Em 2024, a Docusign se reestruturou e está mudando a própria narrativa: agora, quer liderar a gestão inteligente de documentos.

Apostando pesado em tecnologias como inteligência artificial (IA), a empresa está redefinindo seu papel nas empresas e mostrando que contratos podem ser mais do que um compromisso no papel — eles podem ser fontes estratégicas de valor para os negócios.

“Este ano, criamos uma nova categoria de empresa, que é de gestão inteligente de documentos”, afirma Christiano Lucena, diretor-geral da Docusign para a América Latina. A estratégia reforça a ambição da companhia em ir além da assinatura eletrônica, oferecendo uma solução integrada que cobre todas as etapas do ciclo de vida de um contrato. Neste ano também a empresa passou por um rebranding para tangibilizar a nova fase da companhia.

Mais do que contratos, uma solução estratégica

Vinicius Pardini, gerente sênior de Solutions & Value na Docusign, explica que o uso de IA está no centro dessa transformação. Desde a aquisição da Seal Software em 2020 e mais recentemente a compra da Lexion por US$ 165 milhões, a Docusign tem incorporado tecnologias de IA para tornar seus produtos ainda mais robustos. “Com IA, nossa plataforma conecta informações de contratos diretamente a sistemas como ERP e CRM, automatizando etapas críticas e eliminando gargalos”, afirma ele.

Essa integração permite que os contratos sejam ativos estratégicos. “É possível interagir com os contratos, identificar cláusulas como multas e condições específicas, e até preparar a IA para personalizar análises no contexto de cada empresa”, completa Pardini. A abordagem também otimiza SLAs (acordos de nível de serviço) e reduz significativamente os tempos de ciclo, gerando retornos financeiros mensuráveis, segundo ele.

O papel do jurídico na transformação digital

Um dos destaques da plataforma é seu impacto nas áreas jurídicas das empresas, um dos maiores consumidores das soluções da empresa. Marcelo Salles, vice-presidente de vendas da Docusign para o Brasil, destaca a relevância de soluções para Legal Operations, um modelo que transforma o jurídico de uma área de suporte para um papel mais estratégico. “Sabemos que jurídico é um gargalo em muitas empresas, pelo volume de contratos que analisa e ainda pela limitação de recursos humanos. Nossa solução permite que ele opere de forma mais eficiente, tornando-se um facilitador em vez de um obstáculo,” comenta.

A chegada de novas funcionalidades de IA no primeiro semestre de 2025 promete ampliar ainda mais essas capacidades. “Nossa plataforma é aberta e flexível para atender diferentes modelos de negócios. Estamos criando uma representatividade nova no mercado, oferecendo uma solução que conecta todas as áreas na gestão de contratos”, diz Salles.

Automatizar acordos: o próximo passo

O objetivo da Docusign é resolver o que seus executivos chamam de “desafio dos acordos”: a necessidade de automatizar e tornar mais fluido o processo de criação, gestão e finalização de contratos. “Quando desbloqueamos os contratos, geramos múltiplos valores de retorno”, enfatiza Pardini. Esse avanço está diretamente ligado à capacidade de integrar IA em todas as etapas do processo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas