IA transforma desenvolvimento e gestão de software

Mudança em curso contribui para evolução do papel do desenvolvedor, que pode focar no entendimento dos projetos e brainstorming

Author Photo
2:11 pm - 30 de outubro de 2024
GitHub Spark. Imagem: Divulgação GitHub

No desenvolvimento de software, as inovações provocadas pela inteligência artificial (IA) estão mudando a forma como os projetos são geridos e executados. Jonathan Carter, líder do GitHub Next – iniciativa do GitHub que explora e desenvolve as próximas inovações e melhorias para a plataforma de desenvolvimento -, e Alexis Wales, Chief Information Security Officer do GitHub, compartilharam com o IT Forum suas visões sobre como a IA está impactando a vida dos desenvolvedores e a segurança das aplicações.

Carter destacou a recente expansão do projeto Copilot Workspace, que busca reduzir a complexidade no início de novos projetos. Segundo ele, muitas vezes os desenvolvedores enfrentam dificuldades ao lidar com tarefas ambíguas. A introdução de uma experiência de brainstorming com IA foi uma resposta a essa necessidade, permitindo uma interação bidirecional que ajuda a tornar o trabalho mais acionável. Além disso, destacou ele, o GitHub Spark foi lançado ontem (29) para capacitar usuários a criar aplicativos personalizados sem a necessidade de conhecimento em programação.

O especialista enfatiza que o objetivo não é apenas gerar mais código, mas também garantir que ele funcione corretamente. “Queremos ajudar as pessoas a entregar valor, não apenas a proliferação de código-fonte”, diz. Esse foco na experiência do usuário, segundo Carter, é crucial para a eficácia das ferramentas de IA.

Preocupações com segurança

Alexis trouxe à tona preocupações relacionadas à segurança em um cenário em que a IA é cada vez mais integrada ao desenvolvimento, fomentando a prática de DevOpsSec, que integra a segurança em todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software. “Os desenvolvedores devem se concentrar em criar software sem a preocupação constante com a segurança”, afirma ela. A executiva destaca a importância de um ecossistema integrado que permita que as ferramentas de segurança operem em segundo plano, protegendo a cadeia de suprimentos de software.

Um dos principais desafios, segundo Alexis, é que a segurança perfeita é um “jogo sem vitória”. “Nunca vamos ter um programa de segurança totalmente perfeito, porque o cenário está sempre mudando”, explica. A solução, segundo ela, está em implementar um modelo de segurança que permita a identificação e correção rápida de vulnerabilidades, como o Copilot Autofix.

IA como parceira criativa

Carter compartilhou sua visão de um futuro em que a IA se torna um verdadeiro parceiro de pensamento, acompanhando o desenvolvedor em cada etapa do projeto. “Imagine se um gerente de produto puder criar um backlog sem saber como o código funciona, mas recebendo uma compreensão clara da complexidade e do custo de cada tarefa”, provoca, completando que a IA pode fazer isso. Esse sonho reflete a ambição do GitHub de democratizar o desenvolvimento, tornando-o acessível a todos, independentemente de suas habilidades técnicas.

A conversa também abordou a necessidade de transparência em relação ao uso da IA e como isso pode ajudar a mitigar a desconfiança. Alexis enfatizou que, embora a IA possa ser vista como uma ameaça por uma parcela das pessoas, na verdade, ela é uma ferramenta que deve ser entendida e aplicada de forma estratégica. “Devemos simplificar o uso da IA integrando-a em nossos processos de gerenciamento de riscos”, sugere.

Ambos concordaram que a interseção entre desenvolvimento de software e segurança é complexa, especialmente com o avanço da IA. Por isso, para eles, embora os desafios sejam significativos, as oportunidades oferecidas pela IA para melhorar a produtividade e a segurança são ainda mais promissoras. Ao usar e fomentar essas tecnologias, o mercado pode não apenas aumentar a eficiência, mas também criar um ambiente mais seguro para todos os desenvolvedores.

*A jornalista viajou a convite do GitHub

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas