6 profissões que colocam o pensamento computacional em prática

Habilidade permite a resolução de problemas e situações do dia a dia com eficiência e agilidade

Author Photo
4:36 pm - 20 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Você sabia que o pensamento computacional é uma habilidade usada no dia a dia e que pode ser aprendida? Ele está relacionado a profissões no universo digital, mas também do off-line, e permite a resolução de problemas com criatividade e lógica, seja com o auxílio de máquinas ou apenas exercitando a mente.

O pensamento computacional pode ser observado em situações como planejar uma viagem, seguir uma receita ou até mesmo organizar o guarda-roupa. Em cada uma dessas tarefas, usamos a lógica, categorização e tomamos decisões – os três pilares fundamentais dessa habilidade.

Chega de misoginia: 10 líderes e CEOs mulheres que fazem a diferença na tecnologia

Além do dia a dia, é uma habilidade usada por várias profissões, como:

  1. Engenheiros de software: usado para desenvolver, testar e manter sistemas e programas, sempre buscando a solução mais eficiente.
  2. Cientistas de dados: para trabalhar com grandes volumes de dados, aplicando lógica e algoritmos para encontrar padrões e insights úteis para tomadas de decisão.
  3. Arquitetos: quando planejam e projetam estruturas, aplicando raciocínio lógico para resolver problemas de espaço, design e funcionalidade.
  4. Médicos: para analisar sintomas, diagnosticar doenças e definir tratamentos, muitas vezes empregando ferramentas tecnológicas.
  5. Gestores de projetos: para organizar processos e recursos de maneira eficiente, dividindo tarefas complexas em partes menores para garantir a entrega de resultados.
  6. Designer de jogos: como recurso para criar experiências interativas, planejando a lógica por trás das mecânicas de jogo.

Estímulo na escola

Desenvolver essa habilidade exige estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico. O pensamento computacional, aliás, é citado na Política Nacional de Educação Digital (Pned). Ela reforça a importância de integrar essas competências à formação educacional, preparando os jovens para um mundo cada vez mais digital e interconectado.

Os mais jovens podem ser estimulados a aplicar o pensamento computacional em atividades cotidianas. Por exemplo:

  • Planejamento de uma viagem: Quando organizamos uma viagem, pensamos em etapas como decidir o destino, pesquisar passagens, reservar hotéis e planejar o que levar na mala. Estamos aplicando pensamento computacional ao quebrar o processo em várias tarefas pequenas e sequenciais.
  • Preparar uma receita: Ao seguir uma receita, você segue instruções passo a passo. Se algo der errado, como esquecer de ligar o forno, você identifica o erro e corrige, semelhante a “depurar” um código no mundo da programação.
  • Organizar um guarda-roupa: Você pode categorizar roupas por tipo, cor ou estação. Isso é como “classificação”, um dos processos de pensamento computacional que facilita a busca por uma peça específica depois.
  • Uso de um GPS: Ao digitar um destino, o GPS divide a viagem em diferentes rotas possíveis e, com base em dados de trânsito, sugere o caminho mais eficiente. Esse processo de análise de dados e tomada de decisões é uma aplicação prática de pensamento computacional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.