AMD quer estreitar laços no B2B para expandir presença em data centers no Brasil

Alexandre Amaral, diretor de vendas para Cloud e Data Center da AMD, destaca a importância de se conectar com público local e ampliar competitividade

Author Photo
9:02 am - 05 de setembro de 2024
Alexandre Amaral, AMD. Foto: Divulgação

Após duas décadas na HP, Alexandre Amaral assumiu há pouco mais de três anos a diretoria de vendas para Cloud e Data Center da AMD, trazendo uma perspectiva experiente para a empresa, que tem apostado na expansão de seus processadores para data centers.

Lançado globalmente em 2017, o processador da AMD, o EPYC, vem ganhando tração significativa, atingindo 33% de market share mundial, segundo Lisa Su, CEO da empresa. No Brasil, essa trajetória é mais recente, mas a AMD quer mostrar que está preparada para competir de igual para igual no mercado local.

“A partir de 2021, com a Dell estabelecendo fabricação local no Brasil, conseguimos complementar nossa presença no mercado. Esperamos que a HPE siga o mesmo caminho para que possamos consolidar nossa posição. Atualmente, nossa cobertura com a Dell, a Lenovo e a Supermicro é excelente e a adição da HPE nos permitirá alcançar um público ainda maior”, comenta Amaral.

Um dos grandes diferenciais dos processadores AMD, segundo Amaral, é a capacidade de oferecer uma performance superior com 128 cores tecnológicos, além de reduzir custos de licenciamento em comparação com gerações anteriores e concorrentes. “Nosso desempenho por core é maior e o consumo energético é menor, o que nos alinha com as metas de redução de energia, uma exigência cada vez mais presente no mercado”, destaca.

Setor de data centers

Na AMD, o segmento de data center apresentou uma receita recorde de US$ 2,8 bilhões no segundo trimestre de 2024, aumento anual de 115%, impulsionado principalmente pela aceleração das remessas de GPUs AMD Instinct e pelo crescimento nas vendas de CPUs AMD EPYC de 4ª geração. No comparativo com o primeiro trimestre de 2024, houve aumento de receita de 21%, também impulsionado pelo crescimento das remessas de GPUs AMD Instinct.

A receita operacional do segmento de data center no segundo trimestre de 2024 foi de US$ 743 milhões. No mesmo período no ano passado, o segmento registrou receita operacional de US$ 147 milhões, representando um crescimento de 26% em um ano.

As metas de responsabilidade corporativa da AMD também refletem esse compromisso com a inovação sustentável. A empresa planeja aumentar em 30 vezes, até 2025, a eficiência energética dos processadores e aceleradores que alimentam servidores para treinamento de inteligência artificial e computação de alto desempenho.

Se todos os servidores de IA e HPC em todo o mundo alcançassem ganhos semelhantes à meta da AMD, estima-se que bilhões de quilowatts-hora de eletricidade poderiam ser economizados no próximo ano. A utilização de servidores energeticamente eficientes pode resultar na necessidade de menos equipamentos físicos para suprir as demandas computacionais, gerando benefícios ambientais como a redução no uso de matérias-primas, economia de energia e otimização do espaço em data centers.

E a inteligência artificial?

O mercado de data centers é altamente competitivo e demanda tecnologia de ponta. Para se manter à frente, a AMD lançará sua quinta geração de processadores neste ano e expandiu sua linha de GPUs voltadas para data centers e inteligência artificial (IA). “Estamos na quarta geração e, este ano, lançamos a quinta, com CPUs voltadas para data center e IA. Conseguimos demonstrar como estamos na vanguarda dessa tecnologia”, afirma.

Mesmo com essa evolução, Amaral reconhece que muitas empresas ainda não exploram todo o potencial da inteligência artificial. “Quando tiramos as grandes empresas do topo da pirâmide, vemos que muitas não sabem como aproveitar o potencial da IA. Pequenas empresas, por exemplo, não têm verba para fazer grandes investimentos em GPUs, mas a nuvem é uma ótima alternativa para elas, permitindo que consumam apenas o que precisam”, explica.

Amaral também destaca que a AMD está preparada para atender tanto a demanda on-premise quanto na nuvem, com desempenho superior e menor custo. Setores como oil & gas, educação e bancos estão entre os que mais têm demandado essas soluções, buscando otimizar performance e reduzir custos, incluindo os energéticos.

Além da tecnologia, Amaral traz uma abordagem pessoal para sua liderança. “Fui jogador de futsal até os 20 anos, e essa experiência me ensinou sobre trabalho em equipe e perseverança, valores que carrego comigo até hoje na AMD”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas