Serasa Experian alia IA generativa e cloud em prol da inclusão financeira

Para CEO da empresa, Valdemir Bertolo, tecnologia não faz diferença se não melhorar a vida das pessoas

Author Photo
8:39 am - 16 de agosto de 2024
Valdemir Bertolo, CEO da Serasa Experian. Foto: Déborah Oliveira

A Serasa Experian, com 55 anos de história no Brasil, tem demonstrado como a tecnologia pode ser um verdadeiro motor de mudança social. No palco AWS Summit, em São Paulo, Valdemir Bertolo, CEO da empresa, destacou a relevância da inovação tecnológica em sua missão de melhorar a vida das pessoas e enfrentar as desigualdades sociais presentes no País.

Com uma base de mais de 92 milhões de usuários em sua plataforma, a Serasa Experian quer a vanguarda da transformação digital. Bertolo apontou que, apesar da integração contínua de novas tecnologias, o verdadeiro diferencial da empresa é a capacidade de utilizar essas inovações para promover inclusão e acesso a informações.

“A tecnologia não faz diferença se não melhorar a vida das pessoas”, afirmou, refletindo o compromisso da empresa com a melhoria contínua dos serviços prestados aos brasileiros.

Um dos marcos dessa transformação, disse, é a parceria da Serasa Experian com a AWS. A empresa tem investido em soluções baseadas em cloud computing, desenvolvendo ferramentas avançadas como um chatbot alimentado por mais de 2 petabytes de dados. Esse avanço tem permitido a personalização eficaz e uma velocidade de resposta muito mais ágil, reduzindo de 24 horas para poucos minutos o tempo necessário para consultas e retornos.

Aposta na IA generativa

A introdução da IA generativa é um exemplo de como a Serasa Experian está se preparando para o futuro. Segundo o CEO, a tecnologia tem permitido interações mais naturais e precisas, com a promessa de resolver questões complexas e atender a um público com grande diversidade de necessidades.

“O impacto mais significativo da IA generativa está na sua capacidade de melhorar a comunicação com os usuários, especialmente aqueles com dificuldades de alfabetização financeira e habilidades básicas de leitura e escrita”, sinalizou.

“Estamos trabalhando para oferecer respostas não apenas por escrito, mas também de forma verbal, para alcançar aqueles que têm dificuldade com a leitura e a escrita”, adiantou Bertolo.

Além dos avanços em IA e cloud computing, a Serasa Experian está em transição de um modelo baseado em mainframe para uma arquitetura mais flexível e escalável. Bertolo ressaltou que essa mudança é essencial para reduzir custos e aumentar a capacidade de adaptação às demandas do mercado. “Estamos investindo na transformação para a nuvem há dez anos e a nova arquitetura já está em uso. Pretendemos concluir essa transição nos próximos dois anos”, afirmou o CEO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas