UE: reeleição de Ursula von der Leyen deve intensificar regulação tecnológica

Continuidade na liderança promete intensificar regulamentações sobre big techs, IA e comércio eletrônico

Author Photo
1:13 pm - 22 de julho de 2024
Ursula von der Leyen. Imagem: Shutterstock

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, foi reeleita nesta quinta-feira (18) para mais um mandato de cinco anos, com 401 votos a favor, 284 contra e 15 abstenções.

Com um apoio mais firme que na eleição anterior, sua reeleição sugere estabilidade em meio às crescentes incertezas geopolíticas, como a guerra na Ucrânia e as eleições nos EUA em novembro, que podem trazer Donald Trump de volta à Casa Branca em 2025.

Além disso, promete uma intensificação na regulamentação tecnológica, focando em grandes empresas de tecnologia, inteligência artificial e comércio eletrônico.

Durante seu primeiro mandato, von der Leyen impulsionou importantes reformas digitais, incluindo a Lei dos Mercados Digitais (DMA) e a Lei dos Serviços Digitais (DSA). Essas regulamentações visam controlar os modelos de negócios das big techs e garantir maior acesso a dados para empresas, pesquisadores e consumidores. Sua decisão de priorizar uma regulamentação baseada em riscos para a inteligência artificial antecipou preocupações sobre deepfakes e outros danos causados pela IA.

Leia também: Inflação leva CFOs americanos a investirem em automação e IA 

Dando continuidade à sua política, agora, von der Leyen planeja intensificar a aplicação das DMA e DSA, especialmente no comércio eletrônico, conforme as diretrizes políticas divulgadas em apoio à sua candidatura para um segundo mandato. Neste caminho, plataformas como AliExpress, Amazon, Booking, Google Shopping, Meta Marketplace, Shein, Temu e Zalando deverão estar sob maior escrutínio da Comissão Europeia.

Além disso, espera-se um endurecimento das regras para o uso de mídias sociais por crianças e jovens, e medidas contra técnicas antiéticas usadas por plataformas on-line, como rolagem infinita e reprodução automática. von der Leyen se comprometeu a conduzir uma investigação em toda a UE sobre “os impactos mais amplos das mídias sociais no bem-estar” dos europeus ao longo de seu segundo mandato. “Também combateremos firmemente a crescente tendência de comportamento abusivo on-line com um plano de ação contra o cyberbullying”, escreveu ela.

A presidente também destacou a importância de proteger a democracia, abordando desafios contínuos relacionados à desinformação on-line e de “deepfakes cada vez mais realistas que impactaram as eleições em toda a Europa”.

Seu manifesto também enfatiza a urgência de aumentar o acesso a dados dentro da UE para estimular a competitividade e expandir o uso de serviços digitais. Ela destaca a importância do acesso a dados para o avanço da IA e outras “tecnologias de ponta”, propondo uma “revolução dos dados” e uma “Estratégia da União Europeia de Dados” que visa simplificar o compartilhamento de dados entre empresas e outros stakeholders. Apesar dessa abordagem, ela reafirma o compromisso em manter os elevados padrões de privacidade e segurança da UE.

von der Leyen também planeja reduzir a burocracia para promover o crescimento dos negócios, propondo um novo status jurídico em toda a UE para ajudar empresas inovadoras a crescer. A próxima gestão da Comissão também apresentará uma nova Lei Europeia de Biotecnologia em 2025, facilitando a comercialização de desenvolvimentos laboratoriais e fabris, como parte de uma estratégia mais ampla para apoiar transições verdes e digitais.

Sua próxima gestão parece estar empenhada em acelerar o desenvolvimento de startups de tecnologia por meio de novas políticas e suporte ampliado, ao mesmo tempo em que endurece as regulamentações sobre as grandes empresas de tecnologia.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas