Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Há muitas maneiras e ferramentas para adquirir habilidades e se destacar no mercado de trabalho em dados

Author Photo
5:30 pm - 03 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações em todo o mundo. A necessidade de compreender e utilizar grandes quantidades de informações tem impulsionado o surgimento e a evolução de duas áreas-chave: Big Data e Datatech.

São dois termos cada vez mais comuns em discussões sobre tecnologia e negócios. Compreender as diferenças e aplicações é essencial para profissionais e empresas que desejam se manter competitivos no mercado atual. Para isso, o Serasa Experian enumerou três pontos para o conhecimento geral dos conceitos:

Definições

Big Data trata do vasto conjunto de dados que cresce exponencialmente a cada dia e que desafia as capacidades tradicionais de processamento e análise. Já Datatech, ou tecnologia de dados, engloba o conjunto de ferramentas, técnicas e metodologias utilizadas para coletar, processar e extrair insights desses dados.

Ou seja, enquanto o Big Data se concentra nos próprios dados, a Datatech trata da tecnologia por trás da gestão e análise dessas informações.

Escopo e aplicação

Empresas de Big Data e Datatech encontram aplicação em uma variedade de setores, desde o mercado financeiro até o ramo de saúde e varejo.

Leia também: Apenas 2,9% dos sites brasileiros passam em testes de acessibilidade

No setor de saúde, por exemplo, o Big Data pode ser usado para analisar grandes conjuntos de dados médicos e identificar padrões que levam a diagnósticos mais precisos. Já na área financeira, essas tecnologias são utilizadas para detecção de fraudes e análise de riscos.

A principal diferença de Datatech é o volume e variedade de dados com que cada uma lida. Big Data lida com conjuntos de dados grandes e diversos, incluindo dados estruturados e não estruturados como texto, áudio e vídeo. Datatech se dedica ao processamento eficiente desses dados, utilizando tecnologias como computação em nuvem e algoritmos de aprendizado de máquina.

Tecnologias e ferramentas

Em se tratando de tecnologias, elas oferecem oportunidades para profissionais que desejam mergulhar no mundo da análise de dados. Há muitas maneiras de adquirir habilidades nessas áreas e se destacar no mercado de trabalho.

Hadoop é uma delas. Trata-se de uma estrutura de software de código aberto para armazenamento e processamento distribuído de conjuntos de dados em clusters de computadores. Existe desde 2006 e é amplamente utilizado para lidar com o processamento de Big Data.

Pode ser acessado por meio da Apache Software Foundation e de distribuidores de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services e o Microsoft Azure. Há uma variedade de cursos online e presenciais disponíveis para aprender sobre Hadoop, oferecidos por instituições de renome e plataformas de e-learning.

O Apache Spark, por sua vez, é uma poderosa ferramenta de computação em memória que oferece processamento rápido de dados em grande escala. Se tornou uma escolha popular para processamento de Big Data devido à velocidade e à facilidade de uso.

Pode ser acessado através da Apache Software Foundation e também está disponível em serviços em nuvem como AWS e Azure.

MongoDB é um banco de dados NoSQL de código aberto que promete alta escalabilidade e flexibilidade para armazenamento e gerenciamento de dados não estruturados. Lançado em 2009, ganhou popularidade devido à capacidade de lidar com grandes volumes de dados de forma eficiente.

Já o Tableau é uma plataforma de visualização de dados que permite aos usuários criar, compartilhar e colaborar em visualizações interativas de dados. Existe desde 2003 e é utilizado em empresas para análise e tomada de decisões baseadas em dados.

Também tem uma variedade de cursos disponíveis que cobrem desde fundamentos de visualização de dados até técnicas avançadas de análise.

Por último, o TensorFlow é uma biblioteca de código aberto para aprendizado de máquina e inteligência artificial do Google.

 Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas