IA precisa de rigor e ética, defende presidente da Febraban

Isaac Sidney destacou no Febraban Tech avanços tecnológicos e o papel transformador da IA no setor bancário, mas alertou para cautela sobre o tema

Author Photo
8:00 am - 26 de junho de 2024
Isaac Sidney, presidente da Febraban Foto: Reprodução/Febraban

A transformação tecnológica no setor bancário brasileiro atingiu níveis nunca vistos, com um aumento de 104% nos investimentos em tecnologia e um crescimento significativo de 82% em cibersegurança e inteligência artificial (IA) em 2024, segundo o estudo anual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Isaac Sidney, presidente da Febraban, ressaltou no Febraban Tech, evento voltado para o setor financeiro, a importância dessa evolução.

Sidney destacou ainda que 82% dos bancos agora oferecem soluções sustentáveis, refletindo um compromisso com a inclusão financeira e a inovação tecnológica. “Queremos avançar em inovação e tecnologia, promovendo uma nova era marcada pela IA e seu impacto transformador. A IA não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas uma força capaz de redefinir negócios e nossa interação com o mundo”, afirmou o presidente.

Em sua fala, o executivo enfatizou a necessidade de utilizar a IA com ética, assegurando segurança e transformação positiva. No setor financeiro, segundo ele, a IA pode melhorar significativamente a programação de códigos, a modelagem de risco de crédito e a experiência do cliente. “Precisamos garantir que a IA seja desenvolvida e aplicada com rigor e ética”, reforçou Sidney.

Brasil na liderança tecnológica do setor

O executivo lembrou que o Brasil se posiciona como líder global em Open Finance, um modelo que permite a interoperabilidade entre diferentes instituições financeiras. O sucesso desse modelo depende de uma implementação consistente e gradual, uma estrutura de governança robusta e a reciprocidade entre as entidades participantes do sistema.

Leia também: Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis

Ele também reforçou a dianteira do País em pagamentos instantâneos, com o Pix, que se tornou um exemplo de eficiência, registrando 200 milhões de operações por dia e movimentando 42 bilhões de transações no ano passado, totalizando R$ 17 trilhões. “O Pix aumentou a velocidade e a eficiência das transações financeiras no país”, destacou.

Febraban: Segurança cibernética em pauta

Com um investimento de R$ 7,5 bilhões em segurança da informação, os bancos brasileiros estão comprometidos em se manter à frente das ameaças cibernéticas. “Nossa visão de inclusão envolve o uso de avançadas medidas de segurança, parcerias e colaboração na área de cibersegurança”, explicou o presidente.

A inteligência de dados também desempenha um papel crucial na criação de novos produtos e serviços financeiros, com a governança de dados sendo um pilar fundamental. A utilização de tecnologia em nuvem permite a escalabilidade dos recursos e a inovação, atendendo às demandas do mercado de maneira eficiente.

Colaboração e inovação

A transformação do setor bancário está intrinsecamente ligada à inovação e à colaboração com outras economias. De acordo com o presidente, a tecnologia financeira impulsiona o desenvolvimento sustentável de diferentes setores, como o agronegócio, oferecendo soluções de crédito que reduzem os custos de produção.

“Estamos vivendo tempos de transformação, e os bancos estão profundamente imersos nesse contexto”, concluiu Sidney, reforçando a necessidade de colaboração e sinergia para moldar o futuro da economia nacional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas