Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix

Durante o Next 24, evento anual da empresa para clientes e parceiros, Nutanix revelou novidades para nuvens híbridas e IA

Author Photo
9:41 am - 21 de maio de 2024
Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. Foto: Déborah Oliveira

Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs hoje: modernização de aplicações (68%), inteligência artificial (73%), plataformas em nuvem (72%), business intelligence e análise de dados (78%) e cibersegurança (80%), uma resposta direta aos desafios de negócios.

A Nutanix vê essas tendências como uma oportunidade crucial para a fabricante norte-americana. “Não só por conta da compra da VMware pela Broadcom, mas em geral. Muitos CIOs estão dizendo que serão afetados por essa aquisição”, comentou Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing da Nutanix.

A Nutanix revelou no Next 24*, que acontece em Barcelona, na Espanha, que está se posicionando para capitalizar essas tendências, focando em três pilares principais: adoção, modernização e inovação. “Estamos ajudando clientes a reduzir fricção, livre de suporte, de subscrição”, explicou Caswell. Mesmo com o hardware existente, a Nutanix oferece soluções que permitem uma modernização eficiente, proporcionando valor adicional aos negócios sem a necessidade de grandes investimentos em novos equipamentos.

Entre as inovações recentes, destaca-se o Nutanix Kubernetes Platform (NKP), tecnologia resultado de uma aquisição feita este ano. “Estamos também investindo em monitoramento ativo de consumo de energia, tema urgente atualmente”, acrescentou Caswell. O foco na eficiência energética reflete uma preocupação crescente com a sustentabilidade no setor de tecnologia.

Outro destaque mencionado é o “GPT in a Box“, iniciativa que inclui integração com novos parceiros, como a Hugging Face, empresa franco-americana que desenvolve ferramentas para construção de aplicativos usando aprendizado de máquina, permitindo acesso aos mais recentes modelos de Large Language Models (LLMs). A inovação facilita a adoção de inteligência artificial (IA) avançada pelas empresas, integrando-se aos sistemas existentes.

Parcerias

A colaboração com a Cisco, que agora certifica os servidores blade UCS da Cisco para uso com soluções Nutanix, exemplifica as parcerias estratégicas da empresa. Além disso, a Nutanix anunciou a certificação de clientes vSAN Ready Nodes, expandindo também seu ecossistema de suporte.

Outra aliança anunciada foi com a Dell, a antiga dona da VMWare. Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, revelou que as empresas vão combinar o poder do Nutanix Cloud Plataform no Dell PowerFlex, contribuindo para negócios que precisam escalar computação e storage de forma independente. Além disso, as empresas vão colaborar em engenharia, go-to-market, suporte e serviços.

“Estamos fazendo integração da nossa plataforma junto com a PowerFlex da Dell, visando trazer simplicidade ao mundo híbrido e permitir a portabilidade de dados e aplicações para a nuvem”, explicou ao IT Forum Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. A Nutanix está ainda expandindo seu suporte a novas placas gráficas da Nvidia e modelos de inteligência artificial (IA) com a segunda versão do “GPT in a Box”.

Para ajudar clientes e parceiros a acessarem tecnologias pré-configuradas, a Nutanix lançou ainda o Launchpad. A ferramenta é projetada para simplificar a implementação de novos softwares, permitindo uma transição suave e eficiente para soluções mais avançadas.

Comemorando o aniversário de 10 anos do Nutanix AHV, a plataforma de virtualização da Nutanix, Ramaswami também apresentou o lançamento da seleção automática de clusters e simplificação da gestão de Kubernetes, tornando suas soluções ainda mais acessíveis e fáceis de usar.

O futuro da Nutanix inclui a expansão das suas ofertas em Kubernetes e a continuidade de parcerias estratégicas. A empresa também está apostando no Project Beacon, que visa tornar a Nutanix mais independente de plataformas específicas, oferecendo flexibilidade de escolha para sua base de clientes. “Com o Beacon oferecemos a possibilidade de construir a aplicação uma vez e rodar em qualquer lugar”, explicou Ramaswami.

*A jornalista viajou a convite da Nutanix

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas