Google Cloud investe R$ 1,6 bi em infraestrutura no Brasil desde 2017

Em entrevista exclusiva ao IT Forum durante o Google for Brasil, Marco Bravo comenta investimentos, inteligência artificial e novo escritório no País

Author Photo
11:14 am - 28 de junho de 2023
Marco Bravo durante o Google for Brasil. Foto: Divulgação Google

A divisão de nuvem do Google – o Google Cloud – investiu, entre 2017 e 2022, cerca de R$ 1,6 bilhão em expansão de infraestrutura para atender apenas o mercado brasileiro. Em entrevista exclusiva ao IT Forum durante o Google for Brasil, realizado na terça (27) em São Paulo, o country director do Google Cloud para o Brasil, Marco Bravo, disse que se trata de uma soma de valores gastos não só em data centers.

“Isso é infraestrutura de nuvem. Não é só data center, é muito mais que isso: capacitação, comunicação, que é parte importantíssima, serviços, cabo submarino”, disse o executivo, ressaltando que a instalação de cabos como o Firmina são “um dos diferenciais do Google”.

No palco, o executivo disse que esses investimentos são feitos tendo em vista não só a necessidade de suportar os serviços da empresa no País, mas também preparar o futuro, inclusive para aplicações de inteligência artificial.

“Tudo que estamos vendo em inovação de IA só foi possível pela expansão de capacidade de nuvem. Construir capacidade para o futuro é algo que temos feito dia após dia”, reiterou.

Não por acaso e pela primeira vez, o Google incluiu em seu relatório de impacto econômico a divisão de cloud computing, com recortes tanto para a plataforma de nuvem (Google Cloud Plataform) quanto para a suíte de produtividade (Google Workspace). “Uma parte cada vez maior desse impacto é uso de IA em todas as nossas soluções que estão em nuvem, o que facilita a inovação”, disse.

Sobre IA, Bravo diz que o atual “hype” sobre a IA generativa nasceu em 2017 dentro do Google, então a expansão de capacidade computacional necessária para suportar esse movimento é “natural”. Desde 2016, diz Bravo, o Google é “uma empresa ‘IA first’”, e que só agora o mercado começa a adotar esse tipo de postura.

“IA para gente é importante para executar a missão do Google, que é organizar a informação do mundo e torná-la utilizável pelo maior número de pessoas. Fazer isso manualmente é impossível, então sempre tivemos IA na história para fazer isso de maneira automática e inteligente”, diz.

No entanto, o executivo admite um aumento de demanda por parte dos clientes motivada pelo hype em torno do ChatGPT e do Bard. Mas a curva do crescimento exponencial ainda está no início. “Os números que a gente tem, com a abrangência global da nuvem do Google, estão longe de ser alarmantes [em termos de demanda]”, diz ele.

Google Cloud e educação

Outro aspecto importante da atuação do Google ressaltado por Bravo durante a conversa com o IT Forum foi o educacional. A empresa anunciou ontem uma série de novos cursos de formação, inclusive em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com foco em formar engenheiros de nuvem com certificações Google.

“O objetivo é formar 90 mil profissionais até 2025”, ressaltou Bravo.

O executivo diz que formar pessoas é importante não só para preencher a (grande) lacuna de profissionais de TI para atuação no País, mas é também uma forma de diferenciação no mercado. Com mais gente conhecendo a tecnologia do Google no mercado, maior a expectativa de adoção.

“A gente precisa do ecossistema abraçando a tecnologia do Google. E acreditamos de verdade que a nossa tecnologia é a mais simples que existe, de custo mais acessível na relação preço/performance”, defende Bravo. “É a tecnologia que todos usamos no dia a dia, suporta o Google globalmente, com máquinas de busca em todos os nossos serviços. Mas é uma tecnologia que precisa de gente para entender essa simplicidade.”

Parcerias como as feitas com o Senai, explica, são de “capacitação profunda”, ou seja, visam formar profissionais qualificados para o mercado. Mas a capacitação “em quantidade”, de profissionais de diversos segmentos para uso nas corporações, também é ressaltada.

Novo escritório

Outro assunto comentado por Bravo foi a inauguração recente de um novo escritório do Google em São Paulo, e que vai abrigar parte relevante do time de Cloud. São 6,7 mil m² em três andares do condomínio São Paulo Corporate Towers, encarado pela empresa como “expansão da presença do Google na capital paulista”.

O novo escritório conta com auditório para eventos, restaurante, salas de reunião e cabines para videoconferências. Além de nova casa para o time do Google Cloud no Brasil, o time de engenharia do Google também ocupará o espaço.

“Esse novo espaço materializa nosso compromisso com o crescimento. Vamos continuar cada vez mais presentes na região expandindo nossa infraestrutura”, disse o country director. “Para o Google o escritório é muito mais que um ambiente de trabalho, é de convivência. As pessoas tem que se sentir bem.”

google cloud, recepção, google, escritório novo

Tomada de área de convivência do novo escritório do Google no Brasil. Foto: Divulgação, Google

O objetivo do espaço, inaugurado em um momento de pressão para retorno aos escritórios no mundo corporativo de modo geral (e de resistência de parte dos trabalhadores), é “promover colaboração e inovação”, segundo Bravo. O executivo diz que os espaços do Google espalhados pelo mundo são pensados para cocriação, uma vez que a inovação “pode acontecer em qualquer lugar”, não necessariamente durante uma reunião, diz o executivo.

“Ninguém inova de forma programada, ‘das duas às três vamos inovar’, não é assim que acontece”, brinca.

O time de engenharia de São Paulo trabalha em conjunto com o primeiro da empresa no País, que fica em Belo Horizonte (MG). Produz soluções e inovação para a empresa no Brasil e no mundo.

O primeiro dia de trabalho no novo escritório será a próxima segunda-feira (3), com modelo de trabalho híbrido, seguindo diretrizes de cada área e função. Parte relevante do time do Google segue trabalhando no escritório da Avenida Faria Lima.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Jornalista com mais de 13 anos de experiência nos setores de TI, inovação, games, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios.

É fundador do The Gaming Era, primeiro portal brasileiro de notícias de negócios com foco no mercado de jogos eletrônicos, os games.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas