6 características das empresas orientadas por dados
Poucas organizações estão realmente posicionadas para cumprir a promessa de tomada de decisões orientada por dados. Veja como saber se a sua é uma

As empresas aprenderam a prosperar – e em alguns casos sobreviver – aproveitando os dados para obter vantagem competitiva. Mas quantas organizações são realmente empresas orientadas por dados?
“Os dados estão se tornando cada vez mais valiosos, especialmente do ponto de vista de negócios”, diz Lakshmanan Chidambaram, Presidente de Verticais Estratégicas das Américas da Tech Mahindra, consultoria global de TI. “Afinal, os dados podem nos dizer muito sobre os processos e atividades de uma empresa. Mostra se a pessoa está se movendo na direção certa, identifica áreas de melhoria e sugere um processo apropriado para fazer essas melhorias”.
Aqui estão algumas das principais características de uma empresa orientada a dados, de acordo com especialistas.
Elas operam com uma estratégia de dados em toda a organização
Ser uma empresa orientada por dados requer ter uma estratégia de dados coesa e abrangente que se aplique a toda a organização. Isso engloba tecnologia e automação, incluindo o uso de inteligência artificial (IA). Mas também inclui cultura, governança, segurança cibernética, privacidade de dados, habilidades e outros componentes.
“O mercado de governança de dados, armazenamento e ferramentas analíticas cresceu consideravelmente, mas as empresas ainda estão lutando para enfrentar o escopo do desafio”, diz Chidambaram. “CIOs, CTOs e [diretores administrativos] devem dar um passo atrás e estabelecer uma estratégia em toda a empresa para aproveitar o valor dos dados para sua empresa e integrar a IA para permitir vendas, marketing e excelência operacional”.
Isso inclui garantir que a arquitetura de dados forneça aos profissionais de dados e tomadores de decisão não técnicos as ferramentas necessárias para ir além das decisões instintivas e anedóticas, diz Chidambaram.
“Muitas empresas corporativas e governamentais estão aproveitando insights baseados em dados para melhorar o atendimento ao cliente, reduzir despesas operacionais, criar novos fluxos de negócios e alcançar a eficiência geral dos negócios”, diz Chidambaram.
Fazer com que a liderança e a força de trabalho de uma organização se comprometam com uma abordagem orientada por dados é fundamental para determinar o sucesso, diz Chidambaram. “As organizações devem garantir que [abordem] a seguinte pergunta para se considerarem uma organização verdadeiramente orientada a dados: todos estão dispostos a adotar os dados como parte da cultura empresarial?”, questiona ele.
Elas otimizam a alocação de recursos
Uma coisa é desenvolver uma estratégia orientada por dados; outra coisa é executar efetivamente o plano. É aí que é importante ter os recursos certos e atualizá-los conforme necessário.
“Uma vez que a estratégia é definida, as pessoas, o processo e as ferramentas para apoiar a estratégia são essenciais para uma organização orientada por dados”, diz Kathy Rudy, Sócia e Diretora de Dados e Análise da empresa de consultoria e pesquisa tecnológica global ISG.
Por exemplo, as organizações precisam ter um processo para criar catálogos de dados; procedimentos e ferramentas para limpeza de dados e qualidade de dados; casos de uso de dados definidos e as ferramentas certas para dar suporte aos casos de uso; acesso efetivo e seguro aos dados para usuários internos e externos; segurança geral para dar suporte aos casos de uso; e um data center de excelência para dar suporte a solicitações de dados complexos.
Do ponto de vista das pessoas, ser uma organização orientada a dados significa ter uma equipe sólida de analistas de dados, cientistas de dados, engenheiros de dados e outros profissionais, e fornecer o treinamento necessário quando as habilidades precisam ser atualizadas.
Elas enfatizam a governança de dados
A governança de dados é outro componente da estratégia geral de dados que merece atenção extra. A governança abrange segurança de dados, privacidade, confiabilidade, integridade, precisão e outras áreas. É essencial para manter uma operação orientada por dados.
“Sem governança de dados, você não pode confiar que os dados que você está usando são de alta qualidade, sincronizados entre conjuntos de dados por uma taxonomia comum ou seguros”, diz Rudy. “A governança de dados também fornece a base para o acesso aos dados”.
A ISG geralmente se depara com bancos de dados díspares com taxonomias e formas diferentes de manter os conjuntos de dados, diz Rudy. “Uma vez que estabelecemos uma metodologia de governança de dados centralizada – com pessoas, processos e ferramentas – conseguimos desenvolver novas maneiras de usar nossos dados interna e externamente para entrega de clientes, produtos e monetização de dados”.
A abordagem centralizada também estabeleceu protocolos de segurança adequados para acesso a dados dentro da empresa, diz Rudy. “Muitas pessoas acham que os dados devem ser democratizados, embora eu não esteja convencida disso”, diz ela. “A menos que você realmente entenda a fonte dos dados, como eles foram coletados, o contexto dos dados e [como] analisar os dados, o uso inadequado pode levar a más decisões”.
Por exemplo, quando as equipes de vendas da ISG solicitaram informações da conta, a equipe de dados começou a gerar relatórios e descobriu que havia vários nomes para o mesmo cliente. “Isso tornou muito difícil reunir um snapshot dos negócios ao longo do tempo, o que estava vendendo, por quem, etc.”, diz Rudy. “A falta de governança sobre nossos dados levou a dados sujos em nosso sistema e a uma imagem incompleta de um cliente que pode ter nos levado a projetar incorretamente uma estratégia de conta”.
O uso responsável de dados é fundamental para organizações orientadas por dados, diz Deepika Duggirala, Vice-Presidente Sênior de plataformas de tecnologia global da TransUnion, fornecedora de serviços financeiros, saúde e tecnologias de seguros.
“Isso significa proteger todos os dados dentro do ecossistema de dados de uma empresa – tanto em movimento quanto em repouso – mantendo a privacidade de associados e consumidores”, diz Duggirala. “Uma empresa deve ser capaz de evoluir ao lado das crescentes regulamentações de proteção de dados, educando todos os associados sobre as regulamentações de privacidade e proteção de dados dos EUA e internacionais, e incorporando segurança e conformidade no design inicial de todo o armazenamento e consumo de dados. Essa mentalidade é como a TransUnion torna a confiança possível e protege nosso ecossistema de dados e sua conformidade”.
Elas estabelecem uma ampla mentalidade de dados
Construir uma cultura e mentalidade de dados faz parte da estratégia geral de dados, mas merece menção especial porque realmente ajuda a dar vida à estratégia.
“Todos os aspectos da tomada de decisão são influenciados pelos dados”, diz Duggirala. “Os associados são fluentes em sua interpretação para entender melhor o mercado e tomar decisões acertadas. Este é o núcleo do processo de desenvolvimento de produtos da TransUnion – gerentes de produto, designers de experiência do cliente e desenvolvedores, todos aproveitam uma faceta diferente de nossos dados para identificar soluções que resolvam necessidades específicas, definir cronogramas de lançamento e garantir recursos simples e intuitivos”.
Nas empresas que são orientadas por dados, “há um reconhecimento em toda a organização de que os dados estão no centro da tomada de decisões”, diz Rudy. “Então, quando os desafios são apresentados, as perguntas são feitas ou a estratégia é projetada, as pessoas automaticamente buscam dados para apoiar a tomada de decisões”.
Na ISG, “desde materiais de marketing e vendas que descrevem nossas credenciais, até entregas de clientes onde os dados são usados para fundamentar recomendações, briefings do setor onde apoiamos nosso conhecimento e experiência com dados e fatos, os dados realmente estão no centro de tudo o que fazemos”, diz Rudy. “Os dados dão às empresas uma vantagem competitiva. Vemos os dados como circulares. Estamos continuamente no processo de coleta, validação, gerenciamento, curadoria e análise de dados para gerar insights para todos os nossos stakeholders”.
As organizações orientadas por dados têm muitos impulsionadores, diz Theresa Kushner, Chefe do Centro de Inovação para a América do Norte da consultoria NTT Data. “Isso significa que não importa onde você esteja na organização, você pode ter acesso aos dados de que precisa para fazer seu trabalho”, diz ela. “Organizações não orientadas a dados geralmente são isoladas em sua abordagem ao gerenciamento de dados”.
A pesquisa da NTT Data mostra que uma minoria de organizações diz que os dados são compartilhados perfeitamente em toda a empresa. “Em uma empresa orientada a dados, esse não é o caso”, diz Kushner. “Como esses grupos são direcionados por sua liderança para tomar decisões com base em dados e porque têm equipes que prestam atenção especial aos principais conjuntos de dados, eles podem se mover rapidamente e conduzir seus negócios usando dados precisos e prontamente disponíveis”.
A colaboração regular é fundamental para ter uma mentalidade de dados. “Os dados não são nada sem que as pessoas os compartilhem e usem”, diz Kushner. “Culturas eficazes baseadas em dados dependem de colaboração eficiente e comunicação aberta entre os proprietários dos dados e seus usuários. Essa característica de uma organização orientada a dados substitui todas as outras, como treinamento, certificação, governança de dados e atualizações regulares de processos”.
Elas fazem da coleta de dados uma preocupação primária
Muitos projetos de IA são arquivados em pouco tempo porque os cientistas de dados não conseguem encontrar os dados necessários para um modelo proposto, diz Kushner. “Muitas vezes isso ocorre porque os dados nunca foram coletados”, diz ela. “As organizações orientadas a dados não têm esse problema. Elas sabem quais domínios de dados são importantes e necessários para o funcionamento dos negócios e garantem que esses conjuntos de dados sejam protegidos e organizados”.
Por exemplo, a maioria das empresas tem sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que são usados pelas vendas para registrar e rastrear oportunidades, diz Kushner. Mas os dados nesses sistemas geralmente são incompletos para os clientes e suas transações, especialmente se a entrada de dados for de responsabilidade do vendedor, diz ela.
“Isso significa que, quando os cientistas de dados desejam criar um modelo de cliente que identifique os clientes que comprarão em um determinado momento ou de um canal específico, os dados necessários podem não estar disponíveis ou completos o suficiente para suportar o modelo”, diz Kushner. “As organizações orientadas por dados, no entanto, entendem que esses dados são fundamentais para administrar os negócios e, como resultado, garantem que as práticas de gerenciamento de dados sejam completas para as principais áreas”.
Em muitos casos, para garantir que os dados sejam inseridos adequadamente, essas organizações automatizam os processos de entrada de vendas para liberar as vendas de tarefas de entrada tediosas. “Dependendo do tipo de negócio ou setor, as principais áreas podem mudar”, diz Kushner. “Por exemplo, os fabricantes podem descobrir que gerenciar as informações de seus fornecedores mais de perto é seu domínio de dados chave. Não importa o setor, as organizações orientadas por dados têm um plano para coletar, gerenciar e usar dados importantes”.
Elas promovem uma forte colaboração entre a TI e os negócios
As empresas orientadas por dados tendem a apresentar boas relações de trabalho entre os líderes de TI e de negócios. Por exemplo, quando o CIO trabalha em estreita colaboração com o departamento financeiro, uma empresa pode maximizar o valor dos dados financeiros.
“Fornecer as informações certas, no momento certo e no formato certo para executivos e gerentes requer uma parceria estreita entre o CFO e o CIO”, diz Lynn Calhoun, CFO da empresa de serviços profissionais BDO.
“Isso inclui reunir as equipes de finanças e TI para definir os requisitos de informações, colaborar na configuração dos sistemas e arquitetura de TI corretos para atender a esses requisitos e trabalhar em estreita colaboração para implementar e dar suporte a sistemas e processos ágeis que possam acompanhar o ambiente de negócios em rápida mudança de hoje”, diz Calhoun.
No caso da BDO, “trabalhamos juntos para entender o que o negócio ‘precisa’, não apenas o que eles pedem, o que geralmente é limitado pelo que eles sabem”, diz Calhoun. Essa restrição limita a capacidade dos líderes empresariais de atingir seus objetivos, diz ele.