Desenvolvedores iniciantes priorizam cultura organizacional a salários

Segundo pesquisa da Trybe, linguagens e ferramentas e plano de carreira também estão entre as prioridades

Author Photo
8:15 am - 03 de junho de 2022

A cultura organizacional é fator determinante para 58% dos desenvolvedores participarem de processos seletivos, segundo levantamento da edtech Trybe feito com estudantes. Para aqueles que estão iniciando na carreira a cultura da organização aparece, inclusive, à frente do quesito remuneração.

“Com a pandemia, tudo mudou, inclusive as prioridades das pessoas. Na perspectiva do mercado de trabalho de tecnologia, em específico na área de recrutamento, uma dessas mudanças é o peso atribuído à cultura organizacional”, afirma João Duarte, cofundador e VP de Arquitetura, Dados e Segurança da Trybe.

Leia mais: Brasileiros priorizam desenvolvimento de carreira a salários e benefícios

Os critérios mais citados pelos alunos da edtech foram respectivamente: cultura da empresa (58%); linguagens e ferramentas das vagas (55%), plano de carreira (41%); benefícios (37%), remuneração (35%); reputação da empresa no mercado (30%); desafio profissional (28%); e em tempos de home-office e trabalho híbrido, a localização ficou com apenas 7% de citação.

A pesquisa realizada com 180 alunos ainda apontou o principal ponto avaliado na hora de seguir ou não em um determinado processo seletivo. Novamente a cultura da empresa despontou com 26% dos votos dos entrevistados. Com 16%, o tempo do processo foi a segunda opção mais citada, seguidos de: stacks com 10,7%, alinhamento de objetivo com 8,4%, transparência do processo com 6,9%, remuneração e o site de avaliações de empresas, Glassdoor, empataram com 6,1.

“A área de TI apresenta uma das maiores taxas de rotatividade de pessoas colaboradoras nas empresas de todo o mercado. Lembrando o quanto é difícil preencher o déficit do setor, por isso esse alinhamento de valores é um passo para que os colaboradores se tornem, no futuro, promotores da empresa e além disso, construam uma carreira sólida e se desenvolvam como os profissionais sêniores que as empresas tanto buscam”, conclui João Duarte.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas