Cooperativa Paulista de Teatro usa software para modernizar gestão
Integrado a software da Microsoft, ERP da Dzyon colocou em dia uma folha com 10 mil pagamentos e processos fiscais

A Cooperativa Paulista de Teatro apostou em softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) para agilizar suas operações financeiras. Com cerca de 3 mil cooperados e 800 companhias de teatro, dança e circo, ela faz, por mês, quase 10 mil pagamentos — cada qual vinculado a um perfil de projeto e com particularidades próprias.
O uso de planilhas para organizar esses aportes carecia de agilidade e atrasava o subsídio. Buscando modernizar sua gestão, a Cooperativa contratou o diretor executivo Carlos Eduardo da Cruz em 2011, que recorreu aos softwares para agilizar os processos.
“Contratamos um software que cuidava apenas da folha de pagamentos, mas não deu certo – ele exigia muito retrabalho de nossa parte”, explica o executivo, que em um segundo momento apostou no módulo fiscal do ERP da Dzyon S/A (desenvolve programas modulares de gestão de negócios).
O sistema integrado para gerenciamento empresarial atendeu às necessidades da cooperativa, que contratou no mesmo ano um novo módulo para a folha de pagamentos, obtendo resultados satisfatórios.
“Ganhamos agilidade com a Dzyon”, comemora Carlos Eduardo, que acrescenta: “Fazemos 300 pagamentos por dia e, com o ERP, o ganho para o cooperado é absurdo. Com a amarração que a ferramenta faz, ele tem muito mais informações sobre o próprio projeto e assim consegue controlar os gastos das peças”.
A otimização dos processos diários da Cooperativa é um dos principais benefícios. Por dia, ela realiza de 150 a 200 lançamentos em folha, além de administrar cerca de 260 contas bancárias. Segundo Carlos Eduardo, a separação automática feita pelo programa possibilitou um ganho de agilidade e tempo. “O que antes demorava de três a quatro dias hoje resolvemos em quatro horas”, ressalta.
Outro ERP usado pela Cooperativa é o Dynamics, da Microsoft, integrado ao software da Dzyon.
“Todos os envolvidos no projeto tiveram que tomar coragem, pois foi algo novo. Fora que também é um case único de implantação de software em uma Cooperativa. Isso demonstra a capacidade dos parceiros e de adaptação. A Dzyon tem sistemas que podem ser customizados, e isso aliado à integração com o Dynamics ajudou bastante”, conta o diretor.
“Nosso sistema foi capaz de atender a todas as necessidades do cliente, de forma simples, rápida e padronizada e a Cooperativa Paulista de Teatro é nosso primeiro cliente a usar o Dzyon Gestão de Pessoas totalmente integrado ao ERP Dynamics. As equipes bem alinhadas realmente fizeram um ótimo trabalho”, exalta Francine Nonaka, CEO da Dzyon.