Com Xiaomi e Huawei em alta, vendas globais de smartphones crescem no 1º tri
Quase 384 milhões de dispositivos foram vendidos no primeiro trimestre de 2018

As vendas globais de smartphones para usuários finais voltaram a crescer no primeiro trimestre de 2018, com um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2017, segundo relatório do Gartner. Quase 384 milhões de smartphones foram vendidos no primeiro trimestre de 2018, representando 84% do total de aparelhos celulares vendidos no total.
“A demanda por smartphones premium e high-end continuou a sofrer devido a incrementos marginais durante a atualização”, disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner. “A demanda por smartphones de nível básico (menos de US$ 100) e smartphones de nível intermediário baixo (abaixo de US$ 150) melhorou devido a modelos de melhor qualidade”.
Comparado com o primeiro trimestre de 2017, as vendas de celulares (todos os tipos, incluindo dumbphones) atingiram 455 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2018. O crescimento global também foi limitado por dificuldades encontradas no mercado da China que se retraiu.
“Atingir um crescimento de 18,3% no primeiro trimestre de 2018 ajudou a Huawei a fechar a lacuna da Apple”, disse Gupta. “A Huawei está tentando aumentar seu portfólio de smartphones premium com seus recentes lançamentos. O P20, o P20 Pro e o Honor 10 ajudam a aumentar sua competitividade e potencial de crescimento”, destaca o analista.
A Xiaomi foi o vencedor do primeiro trimestre, alcançando um crescimento de 124% ano a ano. O portfólio atualizado de smartphones e a estratégia agressiva de preços da Xiaomi ajudaram a empresa a ocupar o 4º lugar no primeiro trimestre de 2018. “Essa estratégia levou a Xiaomi a alcançar um crescimento de 330% na região Ásia-Pacífico”, disse Gupta.
Samsung sofre pressão
A taxa de crescimento de smartphones da Samsung permanecerá sob pressão em 2018, com o crescente domínio e expansão de marcas chinesas nos mercados da Europa e da América Latina. A Samsung tem o desafio de elevar o preço médio de venda de seus smartphones, ao mesmo tempo em que enfrenta uma crescente concorrência de marcas chinesas que estão assumindo mais participação no setor como Huawei, Xiaomi e OPPO.
Demorou, mas as vendas de unidades de smartphones da Apple voltaram a crescer no primeiro trimestre de 2018, com um aumento de 4% ano a ano. “Mesmo que a demanda pelo iPhone X, da Apple, tenha excedido a do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus, o fornecedor se esforçou para impulsionar as substituições de smartphones, o que levou a um crescimento mais lento que o esperado no primeiro trimestre de 2018”, disse Gupta.
“Com seu foco exclusivo em smartphones premium, a Apple precisa aumentar significativamente a experiência geral de seus iPhones na próxima geração para acionar substituições e levar a um crescimento sólido em um futuro próximo”, o que parece difícil depois do iPhone X.