5 características de equipes de TI prontas para a era digital
TI tem se tornado cada vez mais estratégica, integrando-se aos negócios e impulsionando os resultados corporativos

Os avanços e as mudanças tecnológicas estão reformulando o mercado de trabalho do futuro. Com isso, as oportunidades e o posicionamento da TI vêm passando por transformações importantes, impulsionando a vantagem competitiva das empresas.
Para atender as novas demandas, os profissionais de TI precisam equilibrar o seu trabalho tradicional com uma atuação mais estratégica. Nesse sentido, as equipes devem adotar algumas diretrizes que gerarão impacto para toda a infraestrutura corporativa.
Leia mais na IT Trends
- 10 habilidades (e cursos) para bombar sua carreira em 2020
- Dica: 6 livros para entender (mais) o mundo digital
Crescimento individual
Para criar uma cultura digital, os profissionais da equipe de TI devem iniciar a sua própria jornada de crescimento. A incorporação de feedback pode ajudar os colaboradores a se adaptarem a novas formas de trabalhar e a progredirem profissional e pessoalmente. Utilizando as estratégias corretas, os líderes de TI podem auxiliar no aprimoramento de habilidades técnicas e de soft skills, como inteligência social e emocional.
Aceitação de riscos
Com as rápidas transformações da tecnologia, os profissionais de TI devem estar prontos para assumir riscos e lidar com situações desconfortáveis. Essa abordagem permite que os colaboradores trabalhem para além dos limites do que é tradicionalmente oferecido, impulsionando as mudanças necessárias da era digital. É fundamental que a equipe entenda que, mesmo que um projeto não atinja os seus objetivos, há informações valiosas que podem ser aproveitadas para a melhoria das iniciativas.
Integração de equipes
Hoje, a colaboração entre a equipe de TI e as áreas de negócios são fundamentais para os resultados organizacionais. Um levantamento realizado pela PwC descobriu que 64% das empresas percebem a falta de integração entre a TI e os negócios como uma barreira para iniciativas digitais. Para os especialistas, os profissionais de TI devem quebrar os silos organizacionais e vincular as principais funções da empresa, como finanças, RH e marketing, reunindo diferentes partes interessadas para a resolução de problemas em comum.
Diversidade
As melhores equipes incluem talentos diversos. Seja para fornecer conhecimento especializado em sistemas de TI tradicionais, arquitetura de soluções ou desempenhar um papel mais generalista, os profissionais devem encontrar o que melhor se ajusta aos seus conjuntos de habilidades, interesses e competências. Ao criar equipes que mesclam elementos de diferentes arquétipos, o time de TI pode atender às necessidades dos novos talentos.
Criação de estratégias
Ao atuar em parceria com os negócios, as equipes de TI deve, pensar na estratégia e depois descobrir processos, ferramentas e tecnologias. Segundo os especialistas, esses times precisam definir abordagens que se conectem aos resultados dos negócios. Para isso, devem ser traçados objetivos e prioridades de curto e longo prazo. As falhas de planejamento podem levar ao investimento em soluções transitórias ou ao abandono excessivo de ideias disruptivas.