A TI é muito ocupada para auxiliar os processos de Marketing

Ao menos é assim que pensam 43% dos executivos ouvidos por estudo da Forbes em parceria com a Wipro sobre os desafios e oportunidades do marketing digital na indústria de bens de consumo

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7:41 am - 18 de setembro de 2014

Todos nós sabemos que o mundo digital mudou radicalmente a relação entre consumidor e empresa/marca. Sobretudo as companhias de bens de consumo que não aproveitarem o momento das tecnologias digitais para melhorar seus esforços de marketing, perderão espaço para a concorrência.

Mas dentro desse universo de possibilidades, fica difícil medir efetivamente a maturidade da estratégia digital de cada negócio, não é mesmo? Talvez não. Segundo um recente estudo da Forbes realizado em parceria com a Wipro,  “The Race Is On In Consumer Goods“, existem cinco níveis que apontam a evolução da adoção das estratégias digitais pelas companhias de bens de consumo, sejam elas de produtos eletrônicos, alimentos, bebidas, cuidados pessoais, casa, etc.

São eles:

Transformador – É o nível da empresa que já abraçou uma ampla gama de estratégias digitais, sociais, mobile, ferramentas da web e analytics, transformando não só as áreas de vendas e marketing, mas também planejando integrar esses aprendizados na sua estratégia de negócios. 90% das empresas transformadoras entrevistadas apontam o marketing digital hoje como prioridade.

Ativo – É o da companhia que está adotando uma grande quantidade de estratégias de marketing digital e vendas, com o objetivo de transformar não só esses setores, mas também o negócio como um todo.

Incremental – É o da empresa que ainda está adicionando estratégias e ferramentas digitais para as estruturas de marketing e vendas existentes – testando e aprendendo – mas ainda não adotaram ou padronizaram plenamente tais soluções.

Prudente – O de empresas que Já olharam para as estratégias de marketing digital, mas ainda não identificaram nenhuma possível oportunidade.

Incerto – O daquelas que ainda não examinaram todas as estratégias e tecnologias digitais.

A mesma pesquisa, porém, apontou que a cada 5 empresas que possuem uma estratégia digital, apenas uma é considerada transformadora. Isso porque 43% dos executivos acreditam que a área de TI é muito ocupada para auxiliar nos processos de marketing, e 65% deles acreditam que suas empresas precisam se empenhar mais ao utilizar as tecnologias digitais para otimizar e eficácia do marketing.

Apesar disso, 78% já planejam elevar seus investimentos em marketing digital no próximo ano.

É importante, claro, que haja um planejamento consistente até que a empresa chegue ao estágio das companhias transformadoras, e seu sucesso depende da compreensão de como utilizar ferramentas e estratégias digitais para conhecer o seu consumidor e alavancar a receita através da conquista, fidelização e engajamento de clientes.

Para isso, é fundamental o alinhamento entre as áreas de marketing e TI – 38% das empresas transformadoras consideram essa uma atitude relevante para elevar a eficácia do marketing digital. E essas ações não exigem apenas um website integrado a dispositivos móveis ou conteúdo relevante nas redes sociais, mas pedem também a aplicação de conceitos como omnichannel e análise de dados para gerar bons resultados.

As empresas transformadoras já compreendem que a tecnologia vai auxiliar na análise das informações para que a estratégia de marketing seja cada vez mais assertiva e se reverta em bons resultados para a companhia.

Mas e a sua empresa, como se encaixa nesse cenário?

 

(*) Jean Joubeir é Head de Vendas para o segmento de Bens de Consumo e Varejo da Wipro na América Latina

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