Polícia Federal terá novo sistema de dados biométricos

Expectativa é que até 50,2 milhões de cadastros sejam realizados em 48 meses no Abis

Author Photo
9:54 am - 08 de julho de 2021

Paulo Maiurino, diretor-geral da Polícia Federal (PF), assinou, na última segunda-feira (05), um contrato para aquisição de ferramentas de identificação biométrica. O sistema, apelidado de Solução Automatizada de Identificação Biométrica (Abis), permitirá a identificação de cidadãos através do armazenamento de dados biométricos.

O sistema entra em funcionamento já com um banco de dados de 22 milhões de cadastros.  A expectativa é que até 50,2 milhões de cadastros sejam realizados em 48 meses. Com a implementação do Abis, o sistema anterior, o Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (Afis), será descontinuado. O Afis foi utilizado por mais de 16 anos.

Leia mais: Após notificação, RaiaDrogasil diz que vai interromper coleta de biometria

Segundo a Agência Brasil, o Abis oferece, com exatidão, cruzamento de dados, consultas de impressões digitais e até mesmo reconhecimento facial com exatidão. A capacidade do sistema pode ser expandida para identificar os dados de até 200 milhões de brasileiros.

“A pretensão de contar com a ferramenta [Abis] era um projeto antigo do órgão, que tivera pedidos anteriores negados por pendências junto ao Tribunal de Contas da União“, informou, em comunicado, a Polícia Federal.

A nota informa, ainda, que a aquisição do novo sistema vem acompanhada da chegada de novos equipamentos que serão usados por agentes policiais para realizar o cadastro, fazer análises forenses e colher dados biométricos relevantes para investigações. Entre os novos dispositivos, uma estação portátil de cadastro e consulta de dados biométricos que será usada por papiloscopistas.

(Com informações de Agência Brasil)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas