O papel das empresas na educação continuada dos colaboradores
Assunto foi debatido do Fórum do Movimento Brasil Digital, que aconteceu no dia 21 de novembro no Cubo Itaú.

Educar para a sociedade 5.0 é um pilar importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Os executivos Luiz Sérgio Vieira, da EY, Ana Paula Assis, da IBM, Tânia Cosentino, da Microsoft e Gustavo Gennari, da Fiap, discutiram o assunto da educação no Fórum Brasil Digital, evento do Movimento Brasil Digital que foi promovido na última quinta feira (21/11) em São Paulo.
Gustavo é fundador e presidente da FIAP e pontuou que os números sobre educação precisam chegar a mais pessoas. “O Brasil ficou em 63º em educação entre 70 nações, ninguém chorou por isso. Agora quando lembramos das últimas duas copas do mundo, onde o Brasil ficou em 4º e 6º lugar respectivamente, a tristeza tomou conta de toda a população.” É por essas realidades que é preciso dar luz a esses números para que a população tenha alguma ação. “É preciso ser uma nação apaixonada por educação também” finalizou Gustavo.
Hoje os Soft Skills são na realidade Power Skills, habilidades para pessoas, empresas e nações, e é isso que garante o sucesso para o amanhã “pós transformação digital“.
Ana Paula, General Manager da IBM Brasil, entende que as empresas têm cada vez mais a responsabilidade de impactar a sociedade, e que a educação é vital em um mundo que muda tão rápido. “A realidade daqui pra frente é ser resiliente e ter a capacidade de se reinventar, sempre enxergando isso como aprimoramento.” Para ela o aprendizado contínuo é importante para quem está entrando no mercado e para quem já está inserido nele.
Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, acredita que é preciso gerar senso de urgência para que seja possível sair do sonho e ir para a ação, e que o desenvolvimento econômico do país depende da tecnologia. “Hoje a Microsoft busca um profissional que tenha adaptabilidade, capacidade de colaboração, comunicação e pensamento crítico, skills que hoje não são desenvolvidas na escola”.
Para que os colaboradores tenham um aprendizado constante é papel das empresas entregar um treinamento que seja diverso e inclusivo. A tecnologia permite que todos tenham acesso a tudo, e é ai que mora a inovação.