Famílias brasileiras usam cartão de crédito a cada 24 dias, diz estudo

Levantamento da Kantar estima que Brasil e Argentina estão entre os países líderes no uso de cartão de crédito na América Latina.

Author Photo
7:28 pm - 07 de agosto de 2019
compra loja

De acordo com levantamento da Kantar, Brasil e Argentina são os países da América Latina que mais usam o cartão de crédito para comprar produtos de consumo massivo (FMCG).

Estima-se que 45% das famílias latino-americanas usam o cartão de crédito para esta finalidade. No Brasil, esse número sobe para 65%.

Por aqui, as famílias usaram o cartão para esta finalidade 15 vezes durante o ano passado, ou uma compra a cada 24 dias. Já na América Latina, a média de uso do cartão de crédito foi a cada 25 dias.

Praticamente 100% das famílias da região usam dinheiro como forma de pagamento, que acontece, em média, a cada 6 dias no Brasil ou 61 vezes ao ano; na região, o número sobe para 132 vezes no ano, numa média de a cada 2 dias.

Vale notar que o estudo analisou os países da América Latina com exceção de Chile e Bolívia.

A partir dele, conclui-se que 20% de todos os gastos com as categorias de rápido consumo são quitados em cartões de débito, crédito ou conveniados em lojas. A escolha pelo cartão de crédito, nestas situações, cresceu 2% em 2018.

Somente no Brasil, 30% das compras de FMCG de 2018 foram quitadas via cartão, um crescimento de 8% em relação a 2017. Os pagamentos através de dinheiro representam maioria, com 61% do total arrecadado, e perdeu 2% em valor – bem como na região.

Como analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar, “é importante observar a maneira como elas [famílias] pagam” despesas com bens de consumo massivo, que representam 28% dos gastos das famílias do país.

Fischer ainda relata o seguinte: o cartão é usado menos, mas os valores gastos são maiores “a cada ida ao ponto de venda“; na mesma linha, “o dinheiro é eleito majoritariamente em compras menores e mais frequentes“.

No atacarejo, as compras com cartões cresceram 25% e 30% entre as famílias e compras em FMCG, resultando num incremento de 22 mil novos lares em 2018.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas