Chatbots se transformam em conselheiros de carreira

Para executivo da Networker, robôs e IA não chegaram para roubar empregos, mas para aumentar produtividade.

Author Photo
7:37 pm - 17 de outubro de 2018
André Ceciliano, da Networker, fala no IT Forum Expo 2018

“No setor de Tecnologia da Informação, ainda exploramos pouco o fator humano – diz André Ceciliano, COO da Networker, durante palestra no IT Forum Expo 2018 – e nesse momento em que estamos, é importante nos perguntarmos como os funcionários podem se atualizar para atender demandas das empresas”. O executivo falou no painel “Employee Experience – entenda como a transformação digital afeta o dia a dia das empresas e pessoas”, parte da programação do palco Future Ready.

Ceciliano ambientou todas as grandes mudanças tecnológicas da atualidade dentro de dois conceitos das teorias corporativas: VUCA (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) e SMAC (social, mobile, analytics e cloud).

“Atualmente, as pessoas estão preocupadas porque acham que vão perder o emprego, mas o robô não vai roubar o trabalho de ninguém. Nem a inteligência artificial vai adivinhar o futuro. O que acontece, na verdade, é que essa transformação digital está estabelecendo uma nova parceria, que aumenta a escala e acelera a experiência humana. O desafio, realmente, é auxiliar as pessoas. Mas elas sempre estarão no centro do processo de trabalho. Agora, com mais produtividade”.

Previsões do futuro próximo

Para André Ceciliano, nos próximos anos, 20% das tarefas operacionais nas corporações serão desempenhadas por robôs. “As pessoas estarão mais livre para tarefas de intelecto, e os funcionários terão maior liberdade para direcionar a carreira. Digo isso porque trabalhamos muito com grupos de recursos humanos. É uma maneira de utilizar a inteligência artificial para fortalecer o pipeline de talentos, e melhorar processos relacionados às carreiras dos colaboradores.”

Um dos exemplos apresentados pelo executivo é o emprego de chatbots para os quais funcionários de uma empresa podem apresentar anseios e desejos profissionais. Com base no banco de dados da companhia, o chatbot pode indicar quais os melhores caminhos para se chegar em um posto pretendido.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas