“Nova Tech Data veio para ficar”, afirma diretora-geral da empresa
Carla Carvalho conta mudanças na distribuidora nos últimos meses e os planos para o futuro

Um ano se passou após a aquisição da Avnet pela Tech Data por US$ 2,6 bilhões, operação que criou uma distribuidora de TI global com soluções diversas, abrangendo desde o data center à sala de estar. De lá para cá, muita coisa mudou na empresa. Uma delas foi o comando em solo nacional. Desde novembro do ano passado, Carla Carvalho atua como diretora-geral no lugar de Carlos Negri.
Entre seus desafios estão o de dobrar o tamanho da empresa nos próximos três anos. “Já no ano passado, saltamos três dígitos”, comemora a executiva, que falou com exclusividade ao IT Forum 365.
Carla também assumiu a responsabilidade de reposicionar a marca como distribuidor de valor. Com experiência do outro lado do balcão em grandes empresas como SAP, onde foi responsável por desenvolver o ecossistema de parceiros da fabricante, e IBM, com experiências internacionais, inclusive, a executiva aponta que a resposta para essa questão foi atuar de forma consultiva. “Nos posicionamos em áreas de negócios e os canais têm DNA de solução. Não podemos vender commodity”, explica ela.
Uma das estratégias da empresa para esse fim é sempre manter um portfólio completo para agregar valor. Para fortalecer a iniciativa, a empresa contratou um chief technology officer (CTO) que mira canais e quais produtos podem ser adicionados ao portfólio.
Em sua gestão, Carla também trabalha para ampliar a capilaridade da companhia, fortalecendo a presença territorial com a busca de novos canais. “Temos registrados mais de mil parceiros, mas cerca de 420 são ativos”, conta ela, acrescentando que nos próximos meses a empresa fará uma série de roadshows pelo País para recrutar parceiros.
“Somente nos últimos dois trimestres, adicionamos importantes nomes, como Riverbed, NetApp e RedHat”, lista.
Nos últimos meses, ainda, a empresa passou a dar mais foco para a atuação do time de Vendas. “Antes, os profissionais atuavam por fabricantes. Agora, olham por canal, o que dá mais força para vendas”, detalha.
O próximo passo será fortalecer o portfólio com soluções alinhadas à transformação digital, como internet das coisas (IoT), analytics, segurança digital e cloud híbrida. E o discurso, é claro, aponta a executiva, é totalmente voltado para os negócios. “Nossos parceiros são estratégicos e a conversa de tecnologia é, hoje, com os CEOs”, revela.
A executiva aponta que a demanda por projetos, que antes eram mais focados nos segmentos de varejo e bancos, ganham agora mais adeptos nos setores de saúde, educação e público. Todas essas mudanças acontecem, reforça Carla, em um momento crucial para a empresa, que busca crescimento sustentável. “Essa é a nova Tech Data veio para ficar”, finaliza.