Campanha maliciosa no WhatsApp promete kit gratuito no Dia Internacional da Mulher
Criminosos utilizam engenharia social para convidar usuários a compartilharem mensagem com seus contatos

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira (8/3), é mais uma isca de cibercriminosos brasileiros para ataques maliciosos via WhatsApp. O alerta é da empresa de cibersegurança Kaspersky Lab.
A mensagem disseminada por hackers promete um kit de maquiagem gratuito às pessoas que acessarem o site. Para espalhar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos utilizam engenharia social para convidar os usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.
Assim como em outras campanhas maliciosas encontradas recentemente, o método de distribuição primário da mensagem é feito por meio de notificações via navegador.
Quando a vítima clica no link indicado, ela é direcionada para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.
A temática dos golpes são bem similares com os que alertamos no ano passado, como os que envolveram Walmart, Uber e Nespresso, bem como um falso bônus de R$15 de crédito no celular.
“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.