2Cloud torna-se único player do Sul a ter data center Tier III local

Data centers estão localizados em Campo Bom-RS e Porto Alegre-RS

Author Photo
1:45 pm - 23 de fevereiro de 2018

A 2Cloud, empresa especializada em soluções de computação em nuvem, acaba de se tornar a única fornecedora a contar com data center Tier III localizado na região sul do Brasil (RS/SC/PR).

A companhia, que tem sede em Porto Alegre/RS e operações em todo o País por meio do atendimento comercial direto e sua rede de canais, estabeleceu seus centros de dados no Rio Grande do Sul em infraestrutura do Grupo Corrêa da Silva.

Os data centers estão localizados em Campo Bom-RS e Porto Alegre-RS e oferecem certificação Tier III e Tier II, respectivamente, que estabelecem níveis rígidos de segurança, continuidade e confiabilidade.

O Tier III é uma certificação concedida a data centers pelo Uptime Institute, entidade internacional de certificação de infraestrutura de tecnologia.

Para alcançar este grau de qualificação, os data centers precisam atender a rígidos pré-requisitos estabelecidos pela norma ANSI/TIA 942 – Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center, que incluem exigências em relação a projeto, montagem, instalação, operação, manutenção e sustentabilidade dos ambientes, máquinas e serviços.

Para ser certificado como Tier III, o data center passa não apenas por testes da norma, mas também por processos de avaliação constantes, que incluem acompanhamento de medições, verificações do funcionamento e desempenho dos equipamentos, acessórios e sistemas (refrigeração, segurança, controle de acesso, CFTV, detecção/combate a incêndio e redes elétricas), além de provas de capacidade de processamento e disponibilidade/operabilidade de interface para os usuários, entre outros fatores.

Um data center Tier III oferece, por exemplo, 99.98% de disponibilidade dos equipamentos e, logo, dos sistemas hospedados. Além disso, garante que os períodos de manutenção do ambiente não gerarão paradas aos sistemas e dados dos clientes, garantindo continuidade dos negócios.

Conforme as normas exigidas para certificar um data center como Tier III, este pode, ao longo de um ano, registrar no máximo 1 hora e 45 minutos de downtime (interrupções técnicas).

“Oferecemos uma infraestrutura segura, de altíssima disponibilidade, aliada a atendimento que dá atenção às demandas do usuário 24x7x365 para garantir negócios rodando a qualquer tempo”, afirma Gabriel Goltz (foto), sócio-diretor da 2Cloud. “Isso é decisivo para a competitividade de qualquer empresa”, complementa Everson Nunes, também sócio-diretor da companhia.

Para o primeiro semestre de 2018, a 2Cloud planeja lançar infraestrutura em data center TIER III também em São Paulo.

“Nossa ideia é que os clientes possam escolher onde querem hospedar seus sistemas fisicamente, propiciando o menor nível de latência, resultando em uma melhoria significativa de desempenho”, finaliza Goltz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas