Vítimas do ransomware Petya não conseguem recuperar arquivos, mesmo pagando

Após a disseminação do ransomware Petya, que afetou cerca de 300 mil computadores em todo o mundo, as vítimas estão diante de outro problema

Author Photo
1:10 pm - 28 de junho de 2017

Após a disseminação do ransomware Petya, que afetou cerca de 300 mil computadores em todo o mundo, as vítimas estão diante de outro problema, pois não podem entrar em contato com o hacker que detém a chave de acesso aos seus dados. O motivo? Um fornecedor de serviços de e-mail irritado.

Como acontece em ataques do tipo, o ransomware incluiu uma mensagem que exige o pagamento de US$ 300 em bitcoin para que seus arquivos sejam descriptografados e restaurados.

Mas, ao contrário de outros ataques do tipo, onde as pessoas transferem o dinheiro para carteiras de bitcoin, todas as vítimas do Peyta foram instruídas a pagar e, em seguida, enviar detalhes como a identificação da carteira da Bitcoin e a chave de instalação pessoal gerada pelo malware em seus computadores para um único endereço de e-mail.

Contudo, o serviço de e-mail alemão Posteo bloqueou esse endereço, então o hacker não pode acessar sua caixa de entrada e as pessoas também não podem enviar mensagens para ela.

Essa é uma má notícia para as 20 vítimas que, segundo o site Motherboard, pagaram cerca de US$ 5 mil no total ao hacker. Como sempre, a melhor defesa contra o ransomware é o backup de dados com frequência. Assim, você nunca precisará ceder às demandas de hackers.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas