Iluminando caminho para o 5G: Viavi apresenta suporte de IoT de banda estreita para medição de interferências e desempenho

A Viavi Solutions anuncia o CellAdvisor®, solução que oferecerá apoio à análise específica de sinal exigida pela conectividade de Internet das Coisas de banda estreita. Já disponível, esta capacidade – que a Viavi acredita ser a primeira de seu tipo na indústria – atende às necessidades dos provedores de serviços para testes imediatos para a infraestrutura IoT de cobertura que deve coexistir perfeitamente com as redes tradicionais de comunicações móveis. A Viavi está introduzindo esta atualização após testes bem-sucedidos com fornecedores globais de serviços Tier 1 e colaborações com os principais fabricantes de equipamentos de rede.
A Internet das Coisas (IoT) permitirá finalmente que bilhões de dispositivos inteligentes mantenham conexões de baixa velocidade e baixa latência em redes de comunicações móveis via sinais de banda estreita. Essas redes precisarão simultaneamente oferecer o suporte necessário para aplicações de alta capacidade de banda, como streaming de vídeo usando sinais de banda larga estabelecendo uma tensão inerente entre esses modelos de uso. As operadoras de rede estão buscando soluções para ajudar a gerenciar esses diferentes tipos de conexões, mantendo a esperada qualidade de experiência para cada um e minimizando a necessidade de investir em novos equipamentos.
Em resposta à essa demanda, a Viavi desenvolveu testes NB-IoT baseados em software que podem ser instalados como uma licença em instrumentos portáteis existentes CellAdvisor, que são confiáveis pelas principais operadoras em todo o mundo. A adição deste recurso no software aprimora ainda mais o CellAdvisor como uma solução abrangente para o mercado, oferecendo RF sobre emulação CPRI e BBU, além de testes LTE e busca da interferência automatizada para ajudar a maximizar a eficiência dos técnicos enquanto visitam estações Radio Base (ERB).
Com o suporte NB-IoT, o CellAdvisor mede a interferência e o impacto de desempenho que o sinal NB-IoT pode ter no sinal de banda larga LTE. Ele também confirma se o sinal tem alcance e cobertura necessária para atender o número de dispositivos na área geográfica atribuída, levando em consideração requisitos como a penetração do edifício. A análise compreensiva inclui níveis de potência de sinal, análise de desmodulação digital e análise de interferência até o único PRB (Physical Resource Block) para o sinal em medição. Estas medições detalhadas fornecem aos clientes um quadro completo de quão bem a rede está operando em termos de desempenho, cobertura e capacidade de tráfego de dados, ao mesmo tempo identifica possíveis problemas relacionados com interferência ou intermodulação que precisam ser resolvidos.
“Enquanto grande parte do foco da indústria de comunicações móveis esteja em 5G, nossa operadora e clientes fabricantes de equipamentos de rede também estão profundamente dedicados no planejamento de serviços IoT”, disse Kevin Oliver, vice-presidente e gerente geral da área de Instrumentos Convergentes e Testes Virtuais da Viavi Solutions. “Sua pesquisa está explorando novas aplicações inovadoras para conectividade móvel, e estamos satisfeitos em poder oferecer soluções relevantes de testes que não exigem que eles abrandem suas atividades principais”.
