Bancos virtuais devem crescer exponencialmente

Author Photo
9:58 am - 01 de fevereiro de 2017

Estudo sobre bancos virtuais, realizado pela CVA Solutions e Integration, aponta que agências digitais têm tudo para crescer, já que seus clientes estão satisfeitos e o índice de rejeição do modelo é de apenas 17%. De acordo com o levantamento, os serviços bancários pela internet já são utilizados por mais de 70% dos clientes e 45% dos clientes de bancos tradicionais gostariam de mudar.

Para chegar a essa conclusão, o estudo ouviu 5.545 clientes de bancos de todo o País (5.011 de bancos Standard e 534 de bancos Premium), em novembro de 2016.

O levantamento aponta que a Caixa é o destaque do estudo em Valor Percebido e em Força da Marca, no segmento Standard. Sua Força da Marca perante clientes e não clientes saltou 3,8% em 2014, para 11,3% em 2016.

A Caixa ainda é bem avaliada em seus produtos, especialmente devido à satisfação com custos. O Itaú é líder em Força da Marca nos segmentos Standard e Premium. E lidera em Valor Percebido no segmento Premium. O Bradesco apresenta crescimento importante em seu sharede banco principal e em sua Força da Marca.

Destaques
Os bancos virtuais têm Valor Percebido worldclass, especialmente pela satisfação com custos. Eles também são bem avaliados por seus clientes em Canais de Atendimento e em Integração (resolver os problemas sem ter que contatar diversos atendentes), devido às facilidades da tecnologia.

Os bancos virtuais mais conhecidos pelos entrevistados são o Banco Original, Sofisa, XP Investimentos (corretora), Intermedium, ABN Amro e Neon. Eles ainda não entraram no ranking geral do estudo porque o número de clientes que respondeu é pequeno, de acordo com as empresas. Mas para os 45 clientes do Banco Original que responderam à pesquisa, o Valor Percebido é wordclass, com índice 1,23. Intermedium, Sofisa e Neon também registraram nota bem melhor do que a concorrência.

De acordo com o estudo, se os bancos virtuais oferecessem investimentos com rendimento maior do que os bancos tradicionais, 32% dos consumidores do segmento Standard e 51% do segmento Premium poderiam investir, em média, respectivamente R$27 mil e R$60 mil nesses estabelecimentos.

Bancos citados no estudo
Os consumidores citaram na pesquisa mais de 20 bancos, nos segmentos Standard e Premium. No segmento Standard foram citados: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Caixa, HSBC, Intermedium, Itaú, Itaú Uniclass, Original, Santander, Santander Van Gogh, Sofisa e XP Investimentos. No segmento Premium foram citados: Banco do Brasil Estilo, Banco Safra, Bradesco Prime, Citibank, HSBC Premier, Itaú Personnalité e Santander Select.

Nota baixa entre 46 setores da economia
Os custos e tarifas bancárias continuam sendo os grandes pontos de insatisfação dos clientes, impactando negativamente a nota global para esse setor. Nota de custos e tarifas: 5,97 para bancos Standard e 6,51 para bancos Premium.

A nota de Valor Percebido dos Bancos Standard (6,98) é pior do que a de 2014, mas está à frente dos setores TV por assinatura (6,45), internet banda larga (6,20) e operadora de telefonia celular (5,84), o pior setor de acordo com a avaliação do consumidor. Já a nota dos bancos premium (7,45) tem posição melhor do que planos de saúde (7,00), títulos de capitalização (7,28), postos de combustíveis (7,23), e Previdência Privada (7,28). O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de forno micro-ondas com nota 8,87.

Ranking
BANCOS STANDARD
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Caixa, 2° Banrisul, 3º Itaú Uniclass, 4º Bradesco, 5º Itaú, 6º Santander, 7º Banco do Brasil, 8º HSBC, 9º Santander Van Gogh.
Força da Marca (% da Melhor Banco – % Pior Banco): 1º Itaú, 2° Caixa, 3º Banco do Brasil, 4º Bradesco, 5º Citibank, 6º Banrisul, 7º Santander, 8º Safra, 9º HSBC.

BANCOS PREMIUM
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Itaú Personnalité, 2° Bradesco Prime, 3º HSBC Premier, 4º Santander Select, 5º Banco do Brasil Estilo, 6º Citibank.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.