Qualcomm anuncia chip de 10 nanômetros para servidores

A Qualcomm anunciou hoje (7/12) um chip para servidores que conta com 48 núcleos ARMv8 e utiliza processo de fabricação de 10 nanômetros. O microprocessador chega para concorrer diretamente com a Intel, que lidera esse mercado. Trata-se de uma grande inovação, segundo Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para América Latina.
“Esse mercado era dominado por uma única empresa e agora há opções”, disse o executivo, sem citar o nome da Intel, mas em clara referência à fabricante. De acordo com ele, ainda, a rival tem 50% do seu lucro baseado em microprocessadores e a chegada de uma concorrente pode desafiar os números da empresa californiana.
Batizado de Qualcomm Centriq 2400, o processador usa a tecnologia FinFET, que, de maneira simplificada, encaixa os transistores de forma “tridimensional” no processador. Steinhauser apontou que a tecnologia da Qualcomm deverá criar servidores mais eficientes, com mais desempenho e eficiência energética.
Steinhauser afirmou que o novo chip será aliado importante de data centers, especialmente o de empresas como Facebook e Google, que têm de lidar com altas cargas de trabalho todos os dias.