Elon Musk diz que compartilhamento de carros da Tesla é ‘o povo contra o Uber’

Elon Musk, CEO da Tesla, disse que o Tesla Network, serviço da empresa para compartilhamento de carro autônomo, vai permitir aos proprietários uma maneira de fazer dinheiro com seus veículos elétricos quando eles não o estiverem usando e não para, segundo ele, dar dinheiro para a Tesla.
“Isso seria uma significativa compensação no custo de propriedade de um carro e, em seguida, um gerador de receita para o proprietário de Tesla também. Obviamente, a maioria da economia iria para o proprietário do carro”, disse Musk em teleconferência sobre os resultados trimestrais da fabricante de automóveis. “Não é Tesla contra Uber. São as pessoas versus o Uber.”
A Tesla disse na semana passada que todos os veículos fabricados agora têm hardware capaz de efetuar direção completamente autônoma, embora o recurso ainda não esteja disponível para motoristas e pode ainda enfrentar resistência de órgãos reguladores.
A empresa planeja, eventualmente, permitir que proprietários adicionem seus carros a uma “frota de Tesla”, onde podem ganhar dinheiro. A próxima geração de automóveis Tesla, o Modelo 3, terá suas primeiras entregas realizadas no final do próximo ano, e preço inicial de US$ 35 mil.
“Uma vez que a maioria dos carros fica apenas em uso pelo proprietário em cerca de 5% a 10% do dia, a utilidade econômica fundamental de um automóvel de autocondução será várias vezes maior do que um carro tradicional”, escreveu em julho Musk, que já vinha alimentando a ideia. “Nas cidades onde a procura excede a oferta de carros de propriedade do cliente, a Tesla vai operar sua própria frota, garantindo que um usuário possa sempre chamar um Tesla”, completou.
O Uber, startup de tecnologia mais valiosa do mundo, com cerca de US$ 69 bilhões, está lançando sua própria frota de carros autônomos da Volvo nos Estados Unidos. Ela também está trabalhando na tecnologia de caminhões autônomos.