Acumuladores digitais: funcionários não estão dispostos a se livrar de dados

Você pode até conhecer acumuladores de objetos, mas talvez, até o momento, não tinha sido apresentado aos acumuladores digitais. Eles existem e estão crescendo em todo o mundo. Pesquisa realizada pela Data Hoarders, a pedido da Veritas Technologies, mostra que 82% dos tomadores de decisões em TI admitem ser acumuladores de dados e arquivos digitais.
Realizada com mais de 10 mil profissionais de TI em todo mundo, a pesquisa indica que 73% de todos os entrevistados reconhecem que armazenam dados que poderiam ser potencialmente prejudiciais às suas organizações, incluindo registros pessoais não criptografados, pedidos de emprego em outras empresas, segredos da empresa não criptografados e correspondências embaraçosas de funcionários. Contudo, 54% admitem que, ainda assim, acumulam dados digitais de tudo que criam.
Os entrevistados relataram que estão dispostos a fazer o inesperado a fim de manter os arquivos que acumularam, preferindo ceder roupas e finais de semana em vez de excluir seus arquivos. Quase metade, 45%, preferiria trabalhar nos finais de semana por três meses em vez de descartar todos os seus arquivos digitais. Enquanto isso, 46% preferiria jogar fora todas as suas roupas do que todos os arquivos digitais.
O estudo apontou, ainda, que uma maioria significativa dos tomadores de decisões em TI está sobrecarregado com a extensão e o volume de dados que acumulam. Cerca de três quartos dos tomadores de decisões de TI usam um tempo que deveria ser dedicado às suas responsabilidades diárias para lidar com o acúmulo de dados. Além disso, 69% dos profissionais de escritório admitem abandonar esforços para organizar e excluir seus arquivos digitais antigos por ser muito trabalhoso.