Com simplicidade, Qlik quer ajudar empresas a extrair o melhor dos dados

Author Photo
10:14 am - 21 de setembro de 2016

Dados são um dos ativos mais valorizados por empresas nos últimos anos. Isso porque, sabendo extrair deles informações que possam direcionar melhores decisões e estratégias de negócios, mais valor a empresa terá aos olhos do cliente. Ajudar empresas a melhor administrar esses dados é um dos princípios da Qlik.

“Sabemos muito bem que o volume de dados disponível atualmente para qualquer pessoa é um absurdo. São dados de mídias sociais, departamentais, de sistemas legados. E uma janela de tempo para tomada de decisões cada vez mais curta”, comenta Eduardo Kfouri, vice-presidente da Qlik para América Latina. Para ele, se não houver mecanismos certos para auxiliar empresas nessa análise de dados, o resultado é uma decisão errada – e consequentemente perdas, seja financeiras, seja de oportunidades. “O que fazemos é entregar a tecnologia para possibilitar que pessoas tomem a decisão correta tendo o entendimento e conhecimento que está por trás daqueles dados”, explica o executivo, em entrevista ao IT Forum 365.

Fundada em 1993 em Lund, na Suécia, a empresa trouxe para o mercado o QlikView – produto que continua até hoje sendo carro-chefe da companhia e que, de acordo com Kfouri “criou uma ruptura no mercado de business intelligence”, por trazer como principal característica a simplicidade por meio do conceito de self-service.

A ideia, explica o executivo, é que mesmo que a empresa não seja especializada em BI ou não tenha talentos ou mesmo uma unidade interna focada no assunto, ainda assim seja possível trabalhar com as informações visando auxiliar a tomada de decisão. “Foi uma grande ruptura, porque o usuário passou a ter condições de criar dashboards, relatórios e aplicações sem depender da área de TI, enquanto que soluções tradicionais necessitavam realmente que alguém da tecnologia criasse algo”, comenta.

Hoje, a empresa conta com cerca de 37 mil clientes em mais de 100 países. A rede de canais conta com 1,7 mil parceiros e Kfouri ressalta que faz parte do DNA da empresa o relacionamento estreito com parceiros. “Na América Latina somos totalmente dependentes de parceiros, sendo 100% do faturamento proveniente deles, incluindo Brasil”, comenta. Na região são 14 canais. No Brasil, as chamadas Master Resellers, empresas especializadas nos produtos Qlik, são três: Inteligência de Negócios (IN), Nordica e Toccato.

Análise de dados
De alguns anos pra cá, a Qlik continuou investindo na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para trazer inovação aos produtos. “Hoje estamos com um portfólio muito robusto, muito mais abrangente do que um produto só [que antes era o QlikView]”, aponta Kfouri. Todas as soluções da empresa têm foco em analytics e BI. O mais recente deles é o Qlik Sense. 

A diferença entre um e outro, explica Kfouri, é que o QlikView, apesar de depender muito menos da área de TI para que o usuário final possa criar visualizações, ele ainda trabalha com alguma codificação com script. “Portanto, ele exige que alguém desenvolva o dashboard ou uma aplicação para o usuário consumir”, comenta. Já o Qlik Sense é totalmente self-service visualization. “Qualquer um consegue criar seu dashboard de forma fácil, só com um drag and drop”, explica.

Além disso, ambos os produtos possuem aplicabilidades um pouco distintas. O QlikView, conta Kfouri, é mais direcionado para análise guiada, enquanto que o Sense é para aquele usuário que realmente quer criar apps e dashboards personalizados.

A companhia também entrou no ramo de data as a service, que oferta um modelo de subscrição para o cliente. “É possível adquirir dados de mercado e cruzar com dados internos a fim de obter uma análise mais refinada, com insights mais profundos”, explica o executivo, complementando que a empresa fechou parcerias com proprietários de dados de várias localidades com o intuito de ofertas, dentro da plataforma, informações como moeda, bolsa de valores, balanços financeiros das empresas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas